Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Extensão em Fisioterapia II ( DIS17302 )
Unidade:
Departamento de Fisioterapia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Conhecimentos -   Conhecer a funcionalidade humanana perspectiva biopsicossocial do Sistema Único de Saúdee vislumbrá-la nos projetos de extensão estabelecidos -   Estabelecer relaçõessociais considerando os aspectos biopsicossociais (biológicos, psicossociais, espirituais, atitudinais, culturais, econômicos, políticos, étnico-raciais, da história e da cultura afrobrasileira, africana e indígena, de identidade de gênero e de orientação sexual), de acordo com as legislações vigentes. -    Conhecer as políticas públicas em saúde para estabelecer as estratégias interprofissionais adequadas às necessidades da população nos níveis de atenção à saúde envolvidos na temáticados projetos de extensão estabelecidos -    Julgar as fontes de informação para selecionar as evidências de qualidade metodológica adequadaspara o desenvolvimento dos projetosde extensão determinados -    Conhecer as legislações pertinentes à ética e a bioéticaarticuladas às políticas públicas em saúde que possibilitem responder às necessidades da sociedade e contemplá-las nos projetos de extensão a serem desenvolvidos -     Criar estratégias para a implementação e desenvolvimento de ações interdisciplinar, culturais, educativas, científicas e de interação dialógica voltadas à promoção em saúde entre sociedade e universidade nos projetos de extensão estabelecidos Habilidades - Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectoséticos, sociais, políticose culturais voltadosàs necessidades sociais,considerando os contextoslocais, regionais e nacionais. -   Atuar em equipe de forma colaborativa e interprofissional e interdisciplinar -   Desenvolver comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita -   Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis -   Resolver situaçõesimprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente -      Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas, inclusiveem língua estrangeira -   Aprimorar a leitura críticae o uso de tecnologias de comunicação e informação -   Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas -    Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioéticarelacionadas ao exercício profissional nas ações de saúde Atitudes -   Atuar com protagonismo nas tomadas de decisão -   Cuidar ético, humanizado, sustentável, comprometido e responsável -   Demonstrar proatividade e criatividade -    Desenvolver escuta ativa e qualificada e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas -   Apresentar iniciativas empreendedoras. -   Ter autonomia, liderança e visão crítica -    Defender a vida e o sistema único de saúde com ações inclusivas de promoção da saúde, educação e desenvolvimento comunitário nos diferentes níveis de atenção à saúde respeitando a diversidade da população brasileira -   Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interprofissional, interdisciplinar e colaborativo -   Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita -   Agir com equidade -    Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades -   Gerir conflitos -   Ser organizado

Ementa
Práticas extensionistas na promoção de saúde que interagem dialogicamente entre o ensino e a sociedade nas relações étnico-raciais e nas políticas de promoção da equidade em saúde.

Bibliografia
1. FREIRE, C.; ARAÚJO, D. P. Política nacional de saúde - Contextualização, programas e estratégias públicas sociais. São Paulo: Érica, 2015. E-book. 145 p. 2. HELMAN, C. G. Cultura, saúde e doença. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. E-book. 430 p. 3. PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014. E-book. 695 p.

Bibliografia Complementar
1.   GIOVANELLA, L. et al. Políticas e sistema de saúde no Brasil. 2. ed., rev. ampl. Rio de Janeiro: Fiocruz: CEBES, 2012. 1097 p. 2.   PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Instituto de MedicinaSocial. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. 4. ed. Rio de Janeiro: UERJ, 2007. 228 p. 3.   MATTOS, R. A.; PINHEIRO, R. Cuidado: as fronteiras da integralidade. 4. ed. Rio de Janeiro: IMS/UERJ: CEPESC: ABRASCO, 2008. 321 p. 4.    FREITAS, C. M. (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: FIOCRUZ,2009. 229 p. 5.    BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Políticas de promoção da equidade em saúde / Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 14p.: il. ISBN 978-85-334-1858-5. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_prococao_equidade_saude.pdf
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