Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Avaliação Fisioterapêutica ( DIS17300 )
Unidade:
Departamento de Fisioterapia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Conhecimentos - Conhecer o processo de raciocínio da avaliação fisioterapêutica da funcionalidade humana na perspectiva biopsicossocial de saúde - Compreender as etapas da anamnese e do exame físico geral - Identificar as formas de avaliação das funções mentais globais e específicas, das funções sensoriais e da dor - Conhecer as formas de avaliação das estruturas e funções do sistema musculoesquelético relacionadas ao movimento humano e suas interações com as atividades e participação social da pessoa - Entender a avaliação dos sinais vitais Habilidades - Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais da pessoa - Aplicar e selecionar estratégias adequadas de avaliação fisioterapêutica da funcionalidade humana nos contextos diversos da saúde da pessoa, considerando sua individualidade e suas relações socioambientais - Realizar avaliação fisioterapêutica adequada às necessidades da população, nos três níveis de atenção à saúde, de acordo com o sistema de saúde vigente e as políticas públicas em saúde - Realizar escuta ativa e qualificada durante a avaliação fisioterapêutica - Desenvolver comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita durante a avaliação fisioterapêutica - Planejar o uso do tempo e dos recursos para a avaliação fisioterapêutica e para as atividades acadêmicas - Realizar registros escritos sistematizados em fichas de avaliação - Manter relações interpessoais respeitosas com o paciente, a família e a equipe interprofissional que integra a rede de cuidado do indivíduo - Monitorar os sinais vitais do indivíduo nos três níveis de atenção à saúde - Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis - Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente - Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico - Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação - Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional Atitudes - Ser ético, humanizado, comprometido e responsável durante a avaliação fisioterapêutica; Desenvolver escuta ativa e comunicação assertiva durante avaliação fisioterapêutica - Atuar com protagonismo e criatividade durante a avaliação fisioterapêutica - Demonstrar capacidade para tomar decisões e fazer escolhas sobre as estratégias de avaliação mais adequadas às necessidades do indivíduo - Respeitar a diversidade e individualidade nas relações interpessoais durante a avaliação fisioterapêutica - Trabalhar em equipe de modo interprofissional e colaborativo durante as aulas - Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades - Ter autonomia, liderança e visão crítica sobre a avaliação fisioterapêutica - Agir com zelo e cuidado com o ambiente comunitário, mantendo materiais, equipamentos e registros organizados e o ambiente limpo - Utilizar equipamentos de proteção individual, equipamentos individuais de avaliação e roupas de aula prática, conforme as normas dos ambientes das práticas de avaliação fisioterapêutica e normas da disciplina

Ementa
Estudo das estratégias de avaliação fisioterapêutica da funcionalidade humana no contexto biopsicossocial da pessoa, família e coletividade, no âmbito dos três níveis de atenção à saúde. Avaliação das estruturas e funções do sistema neuromusculoesquelético relacionadas ao movimento humano e suas interações com as atividades e a participação social da pessoa. Avaliação da dor e dos sinais vitais.

Bibliografia
1. O’SULLIVAN, S. B; SCHMITZ, T. J.; FULK, J. D. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 6. ed. Barueri: Editora Manole, 2018. E-book. 1688 p.  2. MAGEE, D. J. Avaliação Musculoesquelética. 5. ed. Barueri: Editora Manole, 2010. E-book. 1228 p.  3. PINHEIRO, G. Introdução à fisioterapia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. E-book. 134 p.

Bibliografia Complementar
1. PEREZ, C. R.; SANTOS, A. P. M.; GONÇALVES, P. S.; et al. Medidas e avaliação em educação física. Porto Alegre: SAGAH, 2021. E-book. 2. PORTO, C. C. Semiologia médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. E-book. 1360 p. 3. MARQUES, A. P. Manual de goniometria. 3. ed. Barueri: Editora Manole, 2014. E-book. 136 p. 4. KENDALL, F. P.; MCCREARY, E. K.; RODGERS, M. M.; et al. Músculos: provas e funções. 5. ed. Barueri: Editora Manole, 2007. E-book. 554 p. 5. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. São Paulo: EDUSP, 2003.  
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