Conhecimentos
- Conhecer o processo de raciocínio da avaliação fisioterapêutica da funcionalidade humana na perspectiva biopsicossocial de saúde
- Compreender as etapas da anamnese e do exame físico geral
- Identificar as formas de avaliação das funções mentais globais e específicas, das funções sensoriais e da dor
- Conhecer as formas de avaliação das estruturas e funções do sistema musculoesquelético relacionadas ao movimento humano e suas interações com as atividades e participação social da pessoa
- Entender a avaliação dos sinais vitais
Habilidades
- Desenvolver raciocínio clínico pautado no conhecimento científico, na experiência clínica e nas necessidades biopsicossociais da pessoa
- Aplicar e selecionar estratégias adequadas de avaliação fisioterapêutica da funcionalidade humana nos contextos diversos da saúde da pessoa, considerando sua individualidade e suas relações socioambientais
- Realizar avaliação fisioterapêutica adequada às necessidades da população, nos três níveis de atenção à saúde, de acordo com o sistema de saúde vigente e as políticas públicas em saúde
- Realizar escuta ativa e qualificada durante a avaliação fisioterapêutica
- Desenvolver comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita durante a avaliação fisioterapêutica
- Planejar o uso do tempo e dos recursos para a avaliação fisioterapêutica e para as atividades acadêmicas
- Realizar registros escritos sistematizados em fichas de avaliação
- Manter relações interpessoais respeitosas com o paciente, a família e a equipe interprofissional que integra a rede de cuidado do indivíduo
- Monitorar os sinais vitais do indivíduo nos três níveis de atenção à saúde
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
- Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
- Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico
- Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação
- Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional
Atitudes
- Ser ético, humanizado, comprometido e responsável durante a avaliação fisioterapêutica;
Desenvolver escuta ativa e comunicação assertiva durante avaliação fisioterapêutica
- Atuar com protagonismo e criatividade durante a avaliação fisioterapêutica
- Demonstrar capacidade para tomar decisões e fazer escolhas sobre as estratégias de avaliação mais adequadas às necessidades do indivíduo
- Respeitar a diversidade e individualidade nas relações interpessoais durante a avaliação fisioterapêutica
- Trabalhar em equipe de modo interprofissional e colaborativo durante as aulas
- Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades
- Ter autonomia, liderança e visão crítica sobre a avaliação fisioterapêutica
- Agir com zelo e cuidado com o ambiente comunitário, mantendo materiais, equipamentos e registros organizados e o ambiente limpo
- Utilizar equipamentos de proteção individual, equipamentos individuais de avaliação e roupas de aula prática, conforme as normas dos ambientes das práticas de avaliação fisioterapêutica e normas da disciplina