Conhecimentos
- Conhecer as ferramentas e medidas em saúde coletiva para a análise das condições de saúde/doença de distintas populações
- Conhecer o perfil demográfico, de morbimortalidade e os determinantes sociais da saúde da população brasileira, com destaque para as populações afrobrasileira, africana, indígena e de diferentes identidades de gênero e de orientação sexual.
- Conhecer a influência dos determinantes sociais e ambientais de saúde da população no processo saúde-doença
- Conhecer o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde e os principais conceitos relacionados à vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e em saúde do trabalhador
- Conhecer a legislação pertinente à ética e competências relacionadas ao exercício profissional do fisioterapeuta na vigilância em saúde
- Conhecer a aplicação da epidemiologia no sistema de saúde vigente no contexto da organização e gestão de serviços e unidades de saúde dos três níveis de atenção à saúde
- Compreender os tipos de estudos epidemiológicos para cada pergunta de pesquisa
Habilidades
- Analisar criticamente a realidade, reconhecendo a influência dos cenários socioeconômico e político nos padrões de adoecimento da população em cada momento histórico
- Utilizar dos dados e informações em saúde como instrumento auxiliar para a análise das condições de saúde/doença de distintas populações
- Reconhecer e valorizar as necessidades de saúde dos diferentes grupos populacionais, incluindo as populações afrobrasileira, africana e indígena e de diferentes identidades de gênero e de orientação sexual, a fim de planejar ações de saúde mais efetivase equânimes.
- Aplicar o conhecimento e ferramentas de vigilância em saúde no contexto do sistema de saúde vigente dos três níveis de atenção
- Estabelecer a relação entre pergunta e tipo de estudo
- Interpretar e construir figuras, gráficos e tabelas
- Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico no que tange aos aspectos epidemiológicos e delineamento de pesquisa epidemiológica, inclusive em língua estrangeira
- Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais
- Atuar em equipe de forma colaborativa, interprofissional e interdisciplinar
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
-Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
-Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação
-Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas
-Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
-Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional
Atitudes
- Considerar o conceito ampliado de saúde e o raciocínio epidemiológico, no desenvolvimento das atividades da disciplina
- Pensar criticamente, analisar os problemas apresentados nas atividades e buscar solução para os mesmos
- Participar de maneira ativa no processo de construção e apropriação dos saberes desenvolvidos na disciplina
- Desenvolver comunicação assertiva com os colegas nas discussões da disciplina e trabalhos em grupos
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interprofissional e colaborativo
- Atuar de maneira respeitosa em todas as situações em sala de aula
- Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades
- Gerir conflitos
- Ser organizado