Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Epidemiologia ( MSO17301 )
Unidade:
Departamento de Saúde Coletiva
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
Conhecimentos - Conhecer as ferramentas e medidas em saúde coletiva para a análise das condições de saúde/doença de distintas populações - Conhecer o perfil demográfico, de morbimortalidade e os determinantes sociais da saúde da população brasileira, com destaque para as populações afrobrasileira, africana, indígena e de diferentes identidades de gênero e de orientação sexual.      - Conhecer a influência dos determinantes sociais e ambientais de saúde da população no processo saúde-doença - Conhecer o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde e os principais conceitos relacionados à vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e em saúde do trabalhador - Conhecer a legislação pertinente à ética e competências relacionadas ao exercício profissional do fisioterapeuta na vigilância em saúde - Conhecer a aplicação da epidemiologia no sistema de saúde vigente no contexto da organização e gestão de serviços e unidades de saúde dos três níveis de atenção à saúde - Compreender os tipos de estudos epidemiológicos para cada pergunta de pesquisa Habilidades - Analisar criticamente a realidade, reconhecendo a influência dos cenários socioeconômico e político nos padrões de adoecimento da população em cada momento histórico - Utilizar dos dados e informações em saúde como instrumento auxiliar para a análise das condições de saúde/doença de distintas populações -          Reconhecer e valorizar as necessidades de saúde dos diferentes grupos populacionais, incluindo as populações afrobrasileira, africana e indígena e de diferentes identidades de gênero e de orientação sexual, a  fim     de planejar ações de saúde mais efetivase equânimes. - Aplicar o conhecimento e ferramentas de vigilância em saúde no contexto do sistema de saúde vigente dos três níveis de atenção - Estabelecer a relação entre pergunta e tipo de estudo - Interpretar e construir figuras, gráficos e tabelas - Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas e analisar criticamente um artigo científico no que tange aos aspectos epidemiológicos e delineamento de pesquisa epidemiológica, inclusive em língua estrangeira - Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais - Atuar em equipe de forma colaborativa, interprofissional e interdisciplinar - Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis -Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente -Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação -Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas -Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita -Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional Atitudes - Considerar o conceito ampliado de saúde e o raciocínio epidemiológico, no desenvolvimento das atividades da disciplina - Pensar criticamente, analisar os problemas apresentados nas atividades e buscar solução para os mesmos - Participar de maneira ativa no processo de construção e apropriação dos saberes desenvolvidos na disciplina - Desenvolver comunicação assertiva com os colegas nas discussões da disciplina e trabalhos em grupos - Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interprofissional e colaborativo - Atuar de maneira respeitosa em todas as situações em sala de aula - Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades - Gerir conflitos - Ser organizado

Ementa
Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde, gestão e à pesquisa. Epidemiologia  e equidade: estudo das populações afrobrasileira, africana e indígena,   considerando as políticas que envolvem as relações étnico-raciais,  identidade de gênero e orientação sexual. 

Bibliografia
1.               MEDRONHO, R. A.; BLOCH,K. V.; LUIZ, R. R., et al. Epidemiologia. 2. ed. São Paulo, SP: Atheneu, 2010. E-book. 676 p. 2.               ALMEIDA FILHO, Naomar. Epidemiologia e Saúde, Fundamentos, Métodos, Aplicações. Rio De Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, 699 p. 3.               ROUQUAYROL, Maria Zélia; GURGEL, Marcelo. Rouquayrol: epidemiologia e saúde.  Rio de Janeiro: MedBook, 2018, 719 p.

Bibliografia Complementar
1. GORDIS L. Epidemiologia. Editora Revinter. 2004. 2ª Edição. / Gordis L. Epidemiology. Elsevier Science. 2004. Third Edition 15:01. 2. Barata, Rita Barradas; Barreto, Maurício Lima; Almeida, Naomar. Filho; Veras, Renato Peixoto. Eqüidade e Saúde: Contribuições da Epidemiologia. 1997. Editora FIOCRUZ/ABRASCO, Rio de Janeiro: Série EpidemioLógica, 1. 260. 3. Paim, Jairnilson Silva; Almeida-Filho, Naomar de. Saúde coletiva: teoria e prática 1.ed.2014. Medbook, Rio de Janeiro: 720p 4. DUARTE, Elizabeth Carmen, e Maria Cristina SCHNEIDER. Epidemiologia das Desigualdades em Saúde No Brasil: Um Estudo Exploratório. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2002. 5. Basta PC et al. Perfil epidemiológico dos povos indígenas no Brasil: Notas sobre agravos selecionados. In: Pontes AL e Garnelo L (org) Saúde Indígena: Uma Introdução à Temática. 6. Brasília, Ministério da Educação, 2012.Pp: 60-107. Disponível em: http://www.trilhasdeconhecimentos.etc.br/livros/arquivos/ColET15_Vias05WEB.pdf >.
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