Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Microbiologia e Parasitologia ( PAT17296 )
Unidade:
Departamento de Patologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecimentos - Conhecer as estruturas dos agentes infecciosos (vírus, bactérias, protozoários, helmintos) e artrópodes de interesse em saúde pública - Compreender os mecanismos de replicação de vírus e bactérias - Conhecer os processos de interação patógeno- hospedeiro, bem como as formas de transmissão dos principais agentes responsáveis por infecções/infestações em humanos - Reconhecer as principais doenças microbianas que acometem o sistema nervoso periférico - Compreender a epidemiologia de doenças parasitárias e a relação com as condições sócio-política-econômicas das comunidades - Fundamentar-se em conhecimentos técnico-científicos e sócio-políticos que possibilitem a proposição e a avaliação de mecanismos de prevenção e controle de doenças parasitárias - Conhecer as normas de biossegurança do laboratório de parasitologia Habilidades - Aplicar as normas de biossegurança do laboratório de Microbiologia e Parasitologia - Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas, inclusive em língua estrangeira - Aprimorar leitura crítica e analisar condições de saúde relacionadas a doenças infecciosas, buscando informações em fontes confiáveis e atualizadas - Interpretar figuras, gráficos e tabelas no processo de ensino-aprendizagem - Desenvolver raciocínio lógico e coerente das situações que envolvam alterações causadas por agentes infecciosos - Desenvolver comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita na solução de problemas relacionados à funcionalidade humana - Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis - Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente - Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas - Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional Atitudes - Aplicar as normas de biossegurança no Laboratório de Microbiologia e Parasitologia - Desenvolver escuta ativa e qualificada com os colegas e os professores da disciplina - Ter autonomia e visão crítica no direcionamento dos trabalhos individuais e em grupos - Demonstrar a capacidade de trabalhar em equipe durante a realização de atividades em grupo.de modo interpessoal e colaborativo - Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita nas atividades desenvolvidas individual e em grupos - Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e respeito no autoconhecimento e nas diversidades de opiniões e atitudes no espaço acadêmico - Desenvolver conduta ética e respeitosa com os pares (colegas) nos momentos de sala de aula ou laboratório - Demonstrar proatividade e criatividade durante as apresentações orais de seminários - Buscar fontes de informação confiáveis. - Identificar métodos de investigação e interpretar os resultados de artigos científicos - Ter plena responsabilidade e compromisso com a sua formação entendendo como uma necessidade o aprimoramento continuado

Ementa
Noções básicas sobre estrutura e biologia de agentes infecciosos e artrópodes de interesse em saúde pública. Doenças microbianas que acometem o sistema nervoso periférico.  Noções gerais e conceitos básicos em Parasitologia. 

Bibliografia
  1. ALTERTHUM, F.; TRABULSI, L. R. Microbiologia. 6. ed. São Paulo: Atheneu, 2017. 888 p. 2. NEVES, D. P. Parasitologia humana. 13. ed. São Paulo: Atheneu, 2016. 587 p. 3. NEVES, D. P. et al. Parasitologia dinâmica. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2009. 592 p.

Bibliografia Complementar
1. CIMERMAN, B.; FRANCO, M. A. Atlas de parasitologia humana. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2012. E-book. 184 p. 2. FADER, R.C.; ENGELKIRK P. G.; DUBEN-ENGELKIRK, J. Burton Microbiologia para as ciências da saúde. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. E-book. 49 p. 3. MADIGAN, M. T. et al. Microbiologia de Brock. 14. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2016. E-book. 1006 p. 4. MURRAY, P. R.; ROSENTHAL, K. S.; PFALLER M. A. Microbiologia médica. 9. ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2022. E-book. 834 p. 5. REY, L. Bases da parasitologia médica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. E-book. 392 p.
Carregando...