Conhecimentos
- Relacionar as estruturas dos sistemas Cardiovascular, Respiratório, Renal e Digestório às suas funções biológicas
- Entender os princípios biofísicos dos sistemas cardiovascular, respiratório e renal e suas interações com os mecanismos fisiológicos
- Conhecer os princípios e os efeitos biológicos da radiação e do Ultrassom nos exames utilizados para verificar as funções dos sistemas cardiovascular, respiratório e renal
- Identificar as diferenças anatômicas e funcionais dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal e digestório
- Relacionar os sistemas cardiovascular com o renal e com o respiratório no tocante à funcionalidade humana
- Relacionar os mecanismos, os efeitos fisiológicos, a regulação dos sistemas cardiovascular, respiratório, renal e digestório com as principais alterações desses sistemas e as alterações da funcionalidade humana
- Relacionar os conhecimentos do sistema nervoso autônomo, sistema neuromuscular e endócrino com sua aplicabilidade sobre os sistemas cardiovascular, respiratório, renal e digestivo e a funcionalidade humana
- Conhecer as normas de biossegurança do laboratório de fisiologia e biofísica
Habilidades
- Aplicar as normas de biossegurança do laboratório de fisiologia e biofísica
- Desenvolver a capacidade para a solução de problemas das alterações biofísicas e fisiológicas voltados à funcionalidade humana
- Desenvolver comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita na solução de problemas relacionados à funcionalidade humana
- Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas, inclusive em língua estrangeira
- Aprimorar leitura crítica e analisar condições cardiovasculares, respiratórias, renais e digestivas, utilizando busca de informações em fontes confiáveis e atualizadas
- Elaborar gráficos e tabelas no processo de ensino-aprendizagem da fisiologia e biofísica II
- Desenvolver raciocínio lógico e coerente das situações que envolvam os sistemas cardiovascular, respiratório, renal e digestório no contexto biopsicossocial
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
- Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
- Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas
- Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional
Atitudes
- Atuar com protagonismo nas tomadas de decisão nas respostas às questões referentes às aulas práticas
- Demonstrar proatividade e criatividade durante as apresentações orais de mapas mentais e seminários
- Desenvolver escuta ativa e qualificada com os colegas e os professores da disciplina
- Ter autonomia e visão crítica no direcionamento dos trabalhos individuais e em grupos
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interpessoal e colaborativo
- Respeitar a diversidade humana e os valores nas relações interpessoais durante o processo de ensino-aprendizagem
- Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita nas atividades desenvolvidas individual e em grupos
- Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e respeito no autoconhecimento e nas diversidades de opiniões e atitudes no espaço acadêmico
- Desenvolver conduta ética e respeitosa com os pares (colegas) nos momentos de sala de aula ou laboratoriais
- Demonstrar a capacidade de trabalhar em equipe durante a realização de atividades em grupo