Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Extensão em Fisioterapia I ( DIS17293 )
Unidade:
Departamento de Fisioterapia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Conhecimentos: -   Conhecer a fundamentação histórica da Fisioterapia no Brasil e no mundo e compreender o papel da atuação profissional do Fisioterapeuta voltadaàs necessidades sociais,considerando os contextoslocais, regionais e nacionais -    Analisar situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente, prudente e razoável -  Identificar os avanços tecnológicos, as tendências e demandas do mundo do trabalho -  Conhecer o e as políticas públicasem saúde para estabelecer estratégias fisioterapêuticas e interprofissionais adequadas às necessidades da população nos três níveis de atençãoà saúde -  Estabelecer relaçõessociais considerando os aspectos biopsicossociais (biológicos, psicossociais, espirituais, atitudinais, culturais, econômicos, políticos, étnico-raciais, das múltiplas deficiências (em especial as intelectuais - como o transtorno de espectro autista, de identidade de gênero e de orientação sexual), de acordo com a legislação de educação em direitos humanos e demais políticas que versam sobre estes temas. -  Habilidades  - Empregar conhecimentos técnico-científicos na práticaprofissional de formacomprometida com os aspectos éticos,sociais, políticos e culturais voltadosàs necessidades sociais, considerando os contextos locais,regionais e nacionais    -  Atuar em equipe de forma colaborativa e interprofissional e interdisciplinar -  Desenvolver comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita -  Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis -  Resolver situaçõesimprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente -     Buscar informações científicas em fontesconfiáveis/atualizadas, inclusive em língua estrangeira -  Aprimorar leituracrítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação -  Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas -   Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioéticarelacionadas ao exercício profissional nas ações de saúde Atitudes: -  Atuar com protagonismo nas tomadas de decisão -  Cuidar ético, humanizado, sustentável, comprometido e responsável -  Demonstrar proatividade e criatividade -  Desenvolver escutaativa e qualificada e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas -  Apresentar iniciativas empreendedoras -  Ter autonomia, liderança e visão crítica -   Defender a vida e o sistema único de saúde com ações inclusivas de promoção da saúde, educação e desenvolvimento comunitário nos diferentes níveis de atenção à saúde respeitando a diversidade da população brasileira -   Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interprofissional, interdisciplinar e colaborativo -  Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita -  Agir com equidade -      Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades -  Gerir conflitos -  Ser organizado

Ementa
Práticas extensionistas que promovem interação dialógica entre o ensino e a sociedade, considerando os direitos humanos, inclusão da Pessoa com deficiência nas dimensões do processo saúde-doença. Integração entre os componentes curriculares no processo ensino/aprendizagem da formação              emfisioterapia.

Bibliografia
1. FREIRE, C.; ARAÚJO, D. P. Política nacional de saúde: contextualização, programas e estratégias públicas sociais. São Paulo: Érica, 2015. E-book. 145 p. 2. HELMAN, C. G. Cultura, saúde e doença. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. E-book. 430 p. 3. PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014. E-book. 695 p.

Bibliografia Complementar
1. COSTA, D. C.; FREITAS, C. M. (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2009. 229 p. 2. GIOVANELLA, Ligia et al. (Org.). Políticas e sistema de saúde no Brasil. 2. ed., rev. ampl. Rio de Janeiro: Fiocruz: CEBES, 2012. 1097 3. PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. (Org.). Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. 4. ed. Rio de Janeiro: UERJ, 2007. 228 p. 4. MATTOS, R. A.; PINHEIRO, R. (Org.). Cuidado:as fronteiras da integralidade. 4. ed. Rio de Janeiro:IMS/UERJ: CEPESC: ABRASCO,2008. 321 p.5. 5.  SCARANO, Renan Costa V.; DORETO, Daniella T.; ZUFFO, Sílvia; et al. Direitos humanos e diversidade. Porto Alegre: Grupo A, 2018. E-book. ISBN 9788595028012. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595028012/
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