Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Saúde Coletiva ( MSO17294 )
Unidade:
Departamento de Saúde Coletiva
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecimentos -          Conhecer os fundamentos conceituais da Saúde Coletiva no Brasil -          Compreender a construção, organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde brasileiro nas redes regionalizadas e hierarquizadas. -          Compreender valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade referentes ao SUS. -          Fortalecer práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das diferentes formas de violência dos direitos do indivíduo na sociedade. -          Reconhecer a aplicabilidade da promoção de saúde e prevenção de doenças no Sistema  Único de Saúde brasileiro -          Conhecer as políticas de saúde no Sistema Único de Saúde aplicadas ao ciclo vital, com a inserção da fisioterapia. Habilidades: -          Desenvolver uma compreensão ampliada sobre os fundamentos conceituais da saúde coletiva aplicados ao Sistema Único de Saúde no Brasil -          Proporcionar uma visão crítica sobre modelos de atenção à saúde e os conceitos de promoção da saúde e prevenção de doenças -          Desenvolver a compreensão sobre a construção e organização do Sistema Único de Saúde a partir de 1988, baseado no arcabouço da legislação em saúde -          Desenvolver a compreensão sobre as principais políticas de saúde direcionadas aos grupos de acordo com o ciclo vital -          Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais, atendendo às legislações vigentes (políticas de educação ambiental, educação em direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, ensino de história e culturas afrobrasileira, africana e indígena, e com as perspectiva de gênero em saúde) -          Atuar em equipe de forma colaborativa, interprofissional e interdisciplinar -          Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis -          Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente -          Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas, inclusive em língua estrangeira -          Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação -          Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas -          Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional Atitudes: -          Demonstrar a capacidade de compreensão da Saúde Coletiva como um campo de investigação e práticas -          Defender a vida e o sistema único de saúde com ações inclusivas de promoção da saúde, educação e desenvolvimento comunitário nos diferentes níveis de atenção à saúde respeitando a diversidade da população brasileira -          Ter capacidade de exercer os direitos humanos  em saúde na sociedade brasileira. -          Desenvolver o conhecimento sobre as políticas de equidade em saúde: socioeconômica, étnico-racial, ambiental, urbano-rural, e perspectivas de  gênero e de combate à violência. -          Ter capacidade de exercer a prática profissional fisioterapêutica pautada nos princípios e diretrizes do SUS de acordo com a promoção da saúde e a prevenção de doenças no ciclo vital -          Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interprofissional, interdisciplinar e colaborativo -          Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita -          Agir com equidade -          Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades -          Gerir conflitos -          Ser organizado

Ementa
Políticas de equidade em Saúde e de direitos humanos. Construção e organização do Sistema Único de Saúde no Brasil. Aspectos legais e jurídicos do   direito à saúde no Brasil. Aspectos conceituais sobre universalidade de acesso, integralidade, equidade, risco e vulnerabilidade em saúde. Promoção da saúde e prevenção de doenças. Políticas de saúde no ciclo da vida humana no Sistema Único de Saúde no Brasil.

Bibliografia
1.         ANDRADE, L. O. M.; BARRETO, I. C. H. C. SUS passo a passo: história, regulamentação, financiamento, políticas nacionais. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Hucitec, 2007. 1193 p. 2.         CAMPOS, G. W. S. et al. (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed., rev. e aum. São Paulo: Hucitec, 2012. 968 p. 3.         GIOVANELLA, L. et al. (Org.). Políticas e sistema de saúde no Brasil. 2. ed., rev. ampl. Rio de Janeiro: Fiocruz: CEBES, 2012. 1097 p.  

Bibliografia Complementar
1.         BRAUNER, Maria Claudia Crespo; PIERRE, Philippe (Org.). Direitos humanos, saúde e medicina: uma perspectiva internacional. Rio Grande, RS: FURG, 2013. 203 p. 2.         COSTA, D. C.; FREITAS, C. M. (Org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2009. 229 p. 3.         MATTOS, R. A.; PINHEIRO, R. (Org.). Cuidado: as fronteiras da integralidade. 4. ed. Rio de Janeiro: IMS/UERJ: CEPESC: ABRASCO, 2008. 321 p. 4.         MCINTYRE, D.; MOONEY, G. H. The economics of health equity. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 2007. 276 p. 5.         PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. (Org.). Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. 4. ed. Rio de Janeiro: UERJ, 2007. 228 p.  
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