Conhecimentos
- Conhecer os fundamentos conceituais da Saúde Coletiva no Brasil
- Compreender a construção, organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde brasileiro nas redes regionalizadas e hierarquizadas.
- Compreender valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade referentes ao SUS.
- Fortalecer práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das diferentes formas de violência dos direitos do indivíduo na sociedade.
- Reconhecer a aplicabilidade da promoção de saúde e prevenção de doenças no Sistema Único de Saúde brasileiro
- Conhecer as políticas de saúde no Sistema Único de Saúde aplicadas ao ciclo vital, com a inserção da fisioterapia.
Habilidades:
- Desenvolver uma compreensão ampliada sobre os fundamentos conceituais da saúde coletiva aplicados ao Sistema Único de Saúde no Brasil
- Proporcionar uma visão crítica sobre modelos de atenção à saúde e os conceitos de promoção da saúde e prevenção de doenças
- Desenvolver a compreensão sobre a construção e organização do Sistema Único de Saúde a partir de 1988, baseado no arcabouço da legislação em saúde
- Desenvolver a compreensão sobre as principais políticas de saúde direcionadas aos grupos de acordo com o ciclo vital
- Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais, atendendo às legislações vigentes (políticas de educação ambiental, educação em direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, ensino de história e culturas afrobrasileira, africana e indígena, e com as perspectiva de gênero em saúde)
- Atuar em equipe de forma colaborativa, interprofissional e interdisciplinar
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
- Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
- Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas, inclusive em língua estrangeira
- Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação
- Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas
- Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional
Atitudes:
- Demonstrar a capacidade de compreensão da Saúde Coletiva como um campo de investigação e práticas
- Defender a vida e o sistema único de saúde com ações inclusivas de promoção da saúde, educação e desenvolvimento comunitário nos diferentes níveis de atenção à saúde respeitando a diversidade da população brasileira
- Ter capacidade de exercer os direitos humanos em saúde na sociedade brasileira.
- Desenvolver o conhecimento sobre as políticas de equidade em saúde: socioeconômica, étnico-racial, ambiental, urbano-rural, e perspectivas de gênero e de combate à violência.
- Ter capacidade de exercer a prática profissional fisioterapêutica pautada nos princípios e diretrizes do SUS de acordo com a promoção da saúde e a prevenção de doenças no ciclo vital
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interprofissional, interdisciplinar e colaborativo
- Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita
- Agir com equidade
- Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades
- Gerir conflitos
- Ser organizado