Conhecimentos
- Relacionar as estruturas dos sistemas neuromuscular e endócrino às suas funções biológicas
- Entender os princípios da biofísica do sistema neuromuscular e suas interações com os mecanismos fisiológicos
- Conhecer os fundamentos biofísicos da regulação da temperatura corporal e suas interações com os mecanismos fisiológicos
- Relacionar os mecanismos fisiológicos da dor com a funcionalidade humana
- Conhecer as diferentes formas de neuroplasticidade na estrutura e na função do sistema nervoso
- Relacionar as estruturas sensitivas, integradoras e motoras, envolvidas com a motricidade da medula, tronco encefálico, cerebelo, núcleos da base e córtex com a funcionalidade humana
- Identificar as diferenças anatômicas e funcionais do sistema nervoso autônomo
- Relacionar os mecanismos de feedback, os efeitos fisiológicos, a regulação da síntese e da secreção hormonal e as principais alterações do sistema endócrino com a funcionalidade humana
- Conhecer as normas de biossegurança do laboratório de fisiologia e biofísica
Habilidades
- Aplicar as normas de biossegurança do laboratório de fisiologia e biofísica
- Desenvolver a capacidade para a solução de problemas das alterações biofísicas e fisiológicas voltados à funcionalidade humana
- Desenvolver comunicação assertiva
verbal, não verbal e escrita na solução de problemas relacionados à funcionalidade humana
- Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas, inclusive em língua estrangeira
- Aprimorar leitura crítica sobre casos neurofisiológicos e endócrinos, utilizando busca de informações em fontes confiáveis e atualizadas
- Elaborar gráficos e tabelas no processo de ensino-aprendizagem da fisiologia e biofísica I
- Desenvolver raciocínio lógico e coerente das situações que envolvam o sistema neuromuscular e endócrino no contexto biopsicossocial
- Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis
- Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente
- Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas
- Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional
Atitudes
- Atuar com protagonismo nas tomadas de decisão nas respostas às questões referentes às aulas práticas
- Demonstrar proatividade e criatividade durante as apresentações orais de mapas mentais e seminários
- Desenvolver escuta ativa e qualificada com os colegas e os professores da disciplina
- Ter autonomia e visão crítica no direcionamento dos trabalhos individuais e em grupos
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipe de modo interpessoal e colaborativo
- Respeitar a diversidade humana e os valores nas relações interpessoais durante o processo de ensino-aprendizagem
- Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita nas atividades desenvolvidas individual e em grupos
- Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e respeito no autoconhecimento e nas diversidades de opiniões e atitudes no espaço acadêmico
- Desenvolver conduta ética e respeitosa com os pares (colegas) nos momentos de sala de aula ou laboratoriais
- Demonstrar a capacidade de trabalhar em equipe durante a realização de atividades em grupo