Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Neuroanatomia ( MOR17288 )
Unidade:
Departamento de Morfologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecimentos - Conhecer a anatomia da medula espinal, meninges, tronco encefálico, cerebelo, diencéfalo, telencéfalo, formação reticular e sistema límbico - Conhecer o líquido cerebrospinal, a vascularização do sistema nervoso central e as barreiras encefálicas - Identificar a nomenclatura das estruturas neuroanatômicas de acordo com a Terminologia Anatômica Habilidades - Aplicar o conhecimento anatômico da medula espinal, meninges, tronco encefálico, cerebelo, diencéfalo, telencéfalo, formação reticular, sistema límbico, líquido cerebrospinal, a vascularização do sistema nervoso central e das barreiras encefálicas no contexto da funcionalidade humana - Desenvolver comunicação assertiva verbal e escrita no que diz respeito às estruturas neuroanatômicas conforme Terminologia anatômica - Desenvolver raciocínio lógico e coerente das situações que envolvam as estruturas neuroanatômicas no contexto biopsicossocial - Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis - Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente - Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas, inclusive em língua estrangeira - Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação - Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas - Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita - Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional Atitudes - Atuar com proatividade nos estudos práticos no Laboratório de Anatomia; - Desenvolver escuta ativa e qualificada com os colegas, professor da disciplina e técnicos do Laboratório de Anatomia - Respeitar a diversidade humana e os valores nas relações interpessoais, bem como com as peças e cadáveres anatômicos durante o processo de ensino-aprendizagem - Desenvolver conduta ética e respeitosa com os alunos, professores e técnicos, bem como com as peças e cadáveres anatômicos durante as aulas - Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita - Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas diversidades. - Gerir conflitos - Ser organizado

Ementa
Introdução à Neuroanatomia. Anatomia da medula espinal e de seus envoltórios, do tronco encefálico, cerebelo, diencéfalo e telencéfalo. Estudo das meninges e do líquido cerebrospinal, da formação reticular, do sistema límbico, da vascularização do sistema nervoso e das barreiras encefálicas. Estudo dos nervos (espinais e cranianos), da divisão autônoma do sistema nervoso, das vias aferentes e eferentes.

Bibliografia
1. MACHADO, A.; HAERTEL, L. M. Neuroanatomia funcional. 3. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2014, 344 p. 2. TREPEL, M. Neuroanatomia: estrutura e função. 2. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2005. 359 p. 3. NETTER, F. H. Netter Atlas de anatomia humana. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. E-book. 672 p.

Bibliografia Complementar
1. CROSSMAN, A. R.; NEARY, D. Neuroanatomia ilustrada. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. E-book. 208 p. 2. YOUNG, P. A.; YOUNG, P. H. Bases da neuroanatomia clínica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1998. 285 p. 3. GRAY, H; GOSS, C. M. Gray Anatomia. 29. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988. 1147 p. 4. SCHÜNKE, M., SCHULTE, E., SCHUMACHER, U., et al. Prometheus Atlas de Anatomia: cabeça e neuroanatomia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. 584 p. 5. PAULSEN, F.; WASCHKE, J. Sobotta Atlas de Anatomia Humana: cabeça, pescoço e neuroanatomia. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. 376 p.
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