Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Saúde e Sociedade ( MSO17284 )
Unidade:
Departamento de Saúde Coletiva
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
   Conhecimentos: -   Conhecer elementos inerentes à vida humana em sociedade. -      Conhecer as Ciências Sociais eHumanas na SaúdeColetiva. -      Conhecer a aplicação dos conhecimentos da Sociologia e Antropologia na Saúde. -         Conhecer o funcionamento da vida em sociedade e a influência das políticas sociais na saúde coletiva. -        Compreender os movimentos sociaisreligiosos, étnico-raciais, urbano,rurais e ambientais, a perspetiva de gênero, suas relações com a saúde. Habilidades: -   Desenvolver a compreensão sobre oselementos da vida humana em sociedade. -      Desenvolver uma visão panorâmica sobre aspectos da saúde e na sociedade. -       Desenvolver a percepção sobrecomo os fenômenos sociais influenciam na contextualização do processo saúde-doença na sociedade. -    Desenvolver a compreensão das dimensões do humano como ser biopsicossocial: aspectos biológicos, psicossociais, espirituais, atitudinais, culturais, econômicos, políticos, étnico-raciais, e de gênero,envolvidos no processosaúde-doença, nas suas múltiplas determinações, de acordo com as legislações vigentes. -         Empregar conhecimentos técnico-científicos na práticaprofissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando  os  contextos locais,  regionais  e  nacionais. -      Atuar em equipe de forma colaborativa, interprofissional e interdisciplinar.    -      Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis. -      Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativae coerente. - Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas, inclusive na língua estrangeira.     -        Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação. - Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas. -      Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita. -          Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioéticarelacionadas ao exercício profissional nas ações de saúde.     -      Atitudes: -    Ter capacidade de interagir no contexto social a partir de uma visão mais compreensiva da vida em sociedade - Gerar a corresponsabilização individual e coletiva para as transformações sociais em saúde. -      Ter capacidade de interagir com os semelhantes a si, respeitando a diversidade humana em suas múltiplas da saúde coletiva. -       Ter capacidade de compreender e difundir conhecimentos para o exercício da cidadania em saúde no Brasil.  -  Ter capacidade de desenvolver práticasextensionistas de interaçãodialógica da saúde nos contextos sociais.

Ementa
Aspectos sobre a construção da sociedade humana com enfoque nos direitos humanos. Cultura, religião, ética e ciência como produto social e histórico. Conceitos básicos sobre Sociologia, Antropologia e Saúde. Relações étnico-raciais e história e culturas afrobrasileira, africana e indígena.Construção social e histórica dos conceitos de saúde e doença. Dinâmica dos movimentos sociais e saúde. Políticas sociais e políticas de saúde no Brasil. 

Bibliografia
1.   CAMPOS, G. W. S. et al. (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed., rev. e aum. São Paulo: Hucitec, 2012. 968 p. 2. CHAUÍ, M. S. Convite à filosofia . 14. ed. São Paulo:Ática, 2015. 520 p. 3. HELMAN, C. Cultura, saúde e doença. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 431 p.

Bibliografia Complementar
1. COUTO, Jorge. A construção do Brasil. 3. Rio de Janeiro Forense 2011 1 recurso online ISBN 978-85-309-4946-4. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-309-4946-4> 2. FOUCAULT, M.; MACHADO, R. Microfísica do poder . 25. ed. São Paulo:Graal, 2008. 295 p. 3. GOHN, M. G. M. Movimentos sociais no iníciodo século XXI: antigos e novos atoressociais . ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 143 p. 4. VALLA, V. V.; STOTZ, E. N.; ALGEBAILE,E. B. Para compreender a pobreza no Brasil . Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. 207 p. 5. MARÇAL, José Antônio; LIMA, Silvia Maria Amorim. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. - 1ª Edição. Editora Intersaberes 152 ISBN 9788544302095.
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