Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Biossegurança ( PAT17282 )
Unidade:
Departamento de Patologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos
Conhecimentos:  - Reconhecer os principais riscos físicos, químicos e biológicos que envolvem a área da saúde - Conhecer e identificar os principais resíduos gerados nos serviços de saúde, encaminhando os mesmos para o destino correto, visando a preservação do equilíbrio do meio ambiente.  - Conhecer e saber realizar o uso dos principais equipamentos de proteção individual e coletiva, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável,  nos diferentes ambientes de trabalho - Contribuir para prevenção da disseminação de microrganismos dentro de instituições de saúde - Conhecer as principais formas de desinfecção e antissepsia no contexto de serviços de saúde - Respeitar os riscos iminentes da prática profissional e tomar medidas que visem à minimização do risco ou da exposição Habilidades: - - Aplicar as normas de biossegurança aprendidas nos diferentes ambientes de trabalho - Atuar em equipe de forma colaborativa, interprofissional e interdisciplinar para a biossegurança do local - Aplicar estratégias de gestão do cuidado à saúde, autocuidado e dos serviços de saúde - Empregar conhecimentos técnico-científicos na prática profissional de forma comprometida com os aspectos éticos, sociais, políticos e culturais voltados às necessidades sociais, considerando os contextos locais, regionais e nacionais - Aplicar atualizações tecnológicas às tendências e demandas do mundo na sua práxis - Resolver situações imprevisíveis e complexas, de forma criativa e coerente - Buscar informações científicas em fontes confiáveis/atualizadas, inclusive em língua estrangeira - Aprimorar leitura crítica e o uso de tecnologias de comunicação e informação - Planejar o uso do tempo para as atividades acadêmicas - Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita -  Analisar e relacionar as legislações pertinentes à ética e a bioética relacionadas ao exercício profissional nas ações de saúde. Atitudes: - Atuar com proatividade nos estudos da disciplina - Capacidade de realizar escuta ativa e qualificada dos demais colegas e professores  - Desenvolver conduta ética e respeitosa com todos os alunos e professores - Ter plena responsabilidade e compromisso com a sua formação entendendo como uma necessidade o aprimoramento continuado - Estabelecer comunicação assertiva verbal, não verbal e escrita - Atuar com empatia, visão positiva, adaptabilidade, flexibilidade, autocontrole e autoconhecimento nas adversidades - Gerir conflitos - Ser organizado

Ementa
Conhecimento de biossegurança em ambientes de saúde, abordando a percepção de riscos, boas práticas, segurança biológica, equipamentos de proteção, acidentes com materiais biológicos, métodos de esterilização, desinfecção e antissepsia, gestão de resíduos e a legislação aplicada à biossegurança e às políticas de educação ambiental. 

Bibliografia
1. HIRATA, M. H.; MANCINI FILHO, J.; HIRATA, R. D. C. Manual de biossegurança . 3. ed. Barueri: Manole, 2017. E-book . 474 p.  2. ROSSETE, C. A. (Org.). Bioética e biossegurança. São Paulo: Pearson, 2018. E-book . 210 p. 3. STAPENHORST, A. et al. Biossegurança . Porto Alegre: Grupo A, 2018. E-book . 298p. 

Bibliografia Complementar
1. BARSANO, P. R. et al. Biossegurança: ações fundamentais para promoção da saúde . 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2020. E-book . 128 p. 2.  Brasil. Ministério da Saúde. Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde/Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 450 p.: il. (Série F. Comunicação e Educação em Saúde) ISBN 85-334-0579-0  3. COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. Biossegurança de A a Z . 2. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2009. 262 p. 4. STAPENHORST, F. Bioética e biossegurança aplicada . Porto Alegre: Grupo A, 2017. E-book . 230 p. 5. TEIXEIRA, P.; VALLE, S. Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1996. 362 p.
Carregando...