Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ( PGEB1072 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
 Refletir sobre o processo histórico de constituição do campo da Educação Especial; Compreensão e análise crítica das políticas educacionais, bem como da organização escolar e da legislação do ensino referentes à Educação Especial; Refletir sobre questões relativas à formação docente, às práticas organizativas, educacionais e curriculares em Educação Especial.

Ementa
Desenvolvimento de estudos dos atuais debates e da pesquisa sobre a Educação Especial e o movimento dos processos inclusivos e de escolarização dos sujeitos com deficiência; A política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; O financiamento da Educação Especial; A formação de professores para atuar com sujeitos público alvo da Educação Especial. Os discursos da inclusão, as pesquisas, as políticas educacionais e os contextos educativos: contribuições, desafios e repercussões para práticas educativas e de escolarização, envolvendo sujeitos com deficiência.

Bibliografia
1. SANTOS, B de S. A gramática do tempo. Para uma nova cultura política. Porto: Edições Afrontamento, 2006 2. MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de politicas: uma contribuicao para a analise de politicas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, jan./abr. 2006. 3.PRIETO, R. G. Políticas de educação especial. Editora. Editora CRV, 1ª Edição, 2020.

Bibliografia Complementar
1. ALVES, E. P.; SOBRINHO, R. C. Escolarização de alunos com deficiência e as inter-relações família, escola e gestores públicos da educação especial. Revista Educação Especial | v. 27 | n. 48 | p. 171-184, jan./abr. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8592 2. BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008. 3. BRIDI, F. R. S.; BAPTISITA, C. R. Deficiência mental: o que dizem os manuais diagnósticos? Revista Educação Especial, v. 27, n. 49, p. 499-512, maio/ago. 2014. Disponível em: doi.org/10.5902/1984686X6940 4. CANDAU, V. M. F. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, jul.- set. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/phjDZW7SVBf3FnfNL4mJywL/?format=pdf&lang=pt 5. KASSAR, M. C. M. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista [online]. 2011, n. 41. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000300005. Acesso em: 15 ago. 2022
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