Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação Matemática e Tecnologias Digitais ( PGEB1061 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Propiciar uma visão crítica, teórica e prática, das potencialidades, limitações e uso das tecnologias digitais na educação matemática, de modo que os alunos possam investigar e utilizar as tecnologias no ensino e na aprendizagem da matemática, inclusive na educação a distância.

Ementa
História do desenvolvimento e uso das Tecnologias Digitais (TD) na Educação Matemática; Teorias e abordagens de uso das Tecnologias Digitais na Educação Matemática; Produção de conhecimento matemático com o uso das Tecnologias Digitais; Formação e prática docente em Matemática com Tecnologias Digitais e Internet e ambientes virtuais de aprendizagem na Educação Matemática.

Bibliografia
1. BORBA, M. C; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. 152p. 2. BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a Quinta Fase das Tecnologias Digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022. 141 p. 3. LOWRIE, T.; JORGENSEN, R. (Ed.). Digital games and mathematics learning: Potential, promises and pitfalls. Springer, 2015.

Bibliografia Complementar
1.FROTA, M. C. R.; BIANCHINI, B. L. (org.); CARVALHO, A. M. F. T. de. Marcas da educação matemática no ensino superior. 1. ed. Campinas: Papirus, 2017. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 11 set 2025. 2.GUIMARÃES, K. P. Desafios e perspectivas para o ensino da matemática. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2012. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 11 set 2025. 3.MELLO, C. M.; ALMEIDA NETO, J. R. M. de; COSTA, M. M. da. Inteligencia artificial e educação 6.0: os caminhos da educação inteligente. Rio de Janeiro: Processo, 2024. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 11 set 2025. 5.MOYER-PACKENHAM, P. S. International Perspectives on Teaching and Learning Mathematics with Virtual Manipulatives. Springer, 2016. 5.SILVA, G. T. F.; DÍAZ URDANETA, S. Ensino da matemática na educação especial: discussões e propostas. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2021. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 11 set 2025.
Carregando...