Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Ensino de Filosofia na Educação Básica ( PGEB1012 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Investigar o ensino de filosofia como temática filosófica, contextualizando-o em seus fundamentos histórico-filosóficos e na educação básica.

Ementa
Ensino de filosofia: sentidos e práticas. A filosofia para crianças. Filosofia e infância. Filosofia no ensino médio: história, fundamentos, metodologias, perspectivas. Produção de recursos e material didático para o ensino de filosofia na Educação Básica. Práticas interdisciplinares no ensino de filosofia. Filosofia, arte e literatura: encontros, experiências. Práticas de filosofia em ambientes não escolares.

Bibliografia
1. CARVALHO, A. F.; GALLO, S. Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções do pensamento das diferenças para a educação. 1. ed. Belo Horizonte [MG]: Fino Traço, 2022. Disponível em: https://www.finotracoeditora.com.br/e-book-do-sedentarismo-ao-nomadismo-intervencoes-dopensamento-das-diferencas-para-a-educacao [Open access] 2. LORIERI, M. A. Ensinar filosofia e a filosofar: necessidade urgente. Rio de Janeiro: NEFI, 2023. Disponível em: https://filoeduc.org/nefiedicoes/ Acesso em: 05 out. 2024 [Open access] 3. SEGUNDO, P. R. M; TOMAZETTI, E. M. Ensino da filosofia no discurso das políticas públicas educacionais no período 1996-2006. Educar em revista. Curitiba, V. 39, e83156, 2023.

Bibliografia Complementar
1. CARVALHO, M. C. Filosofia para crianças: a (im)possibilidade de lhe chamar outras coisas. 1 ed. – Rio de Janeiro: NEFI, 2020 – (Coleção Ensaios; 4). Disponível em: https://filoeduc.org/nefiedicoes/ Acesso em: 15 out. 2024 [Open access] 2. CONTAGE, D. G. Escolas invisíveis: dobras para um crítica da visão pura. Rio de Janeiro: NEFI, 2024. Disponível em: https://filoeduc.org/nefiedicoes/ Acesso em: 29 out. 2024 [Open access] 3. KOHAN, W. Filosofia para crianças. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. 4. LEITE, S. B.; KOHAN, W. O. (Orgs.). Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2008. 4. DELEUZE, G.; PARNET, C. O abecedário de Gilles Deleuze. 1994. Transcrição integral do vídeo, para fins exclusivamente didáticos. 1988 (vídeo), 1994 (transcrição). Mimeo, s.d. 70 p. Disponível gratuitamente]. 6. MACEDO, E. P. N. de. Filosofia nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio e no Enem: lacunas temporais e conceituais. Educação e Pesquisa., São Paulo, v. 47, e228013, 2021. 7. NICODEMOS, M. D. da C. Cartografias do livramento: o que pode um professor de filosofia na prisão? Rio de Janeiro: NEFI, 2025. Disponível em: https://filoeduc.org/nefiedicoes/ Acesso em 25 set.2025 [Open access] 8. VELASCO, P. D. N. Filosofar e ensinar a filosofar: registros do GT da Anpof 2006-2018. 1 ed – Rio de Janeiro: NEFI, 2020 – (coleções; 4). Disponível em: https://filoeduc.org/nefiedicoes/Acesso em: 22 out. 2024 [Open access] 9. VELASCO, P. D. N. O estatuto epistemológico do Ensino de Filosofia: uma discussão da área a partir de seus autores e autoras. Pro-Posições | Campinas, SP | V. 33 | e20200018 | 2022. Artigos científicos em periódicos da área.
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