Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Teorias do Processo de Ensino Aprendizagem e Prática Docente ( PGEB1048 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Problematizar teorias e práticas pedagógicas do processo de ensino e aprendizagem. 2. Compreender as diferentes perspectivas de ensino e aprendizagem, tais como o Construtivismo, a teoria da Aprendizagem significativa e a abordagem Histórico-Cultural. 3. Sistematizar pesquisas fundamentadas nas experiências práticas e coletivas do ensino e aprendizagem. 4. Discutir saberes produzidos na relação teoria e prática. 5. Problematizar as práticas e os saberes escolares e suas possibilidades de formação dos sujeitos envolvidos. 6. Compreender o cotidiano escolar e suas experiências como elementos fundantes na produção do conhecimento

Ementa
Principais teorias de ensino e aprendizagem e suas relações com o desenvolvimento humano. A aprendizagem em interface com o desenvolvimento cultural. As práticas docentes e pedagógicas no interior da escola. A escola como local de trabalho e organização de ensino. A pesquisa como elemento fundante da formação dos professores e alunos. Os saberes que constituem o processo de ensino e de aprendizagem. Cotidiano escolar e suas possibilidades de aprendizagem e transformação dos sujeitos envolvidos. A experiência e o saber da experiência na produção de conhecimentos singulares da escola básica.

Bibliografia
1. ALENCAR, E. S. (org.) Teorias e Práticas sobre a Formação de Professores [recurso eletrônico]. 1.ed. Curitiba: Editora Bagai, 2022. ISBN: 978-65-5368-133-0. Disponível em: https://doi.org/10.37008/978-65-5368-133-0.03.11.22. 2. GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998. 3. IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo: Cortez, 2010. 4. GONZAGA, L. L. (org.) Identidade Docente: desenvolvimento profissional e pessoal em diferentes percursos [recurso eletrônico]. 1.ed. Curitiba: Bagai, 2020. ISBN: 978-65-87204-83-3. Disponível em: https://doi.org/ 10.37008/978-65-87204-83-3.20.11.20. 5. TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005. 6. GUILHERME, W. D. (org.) Formação inicial e continuada de professores e a identidade docente. Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2022. ISBN 978-65-258-0104-9. Disponível em: https://doi.org/10.22533/at.ed.049222906. 7. JUSTUS, M. B. (org.) Formação de professores e a condição do trabalho docente [recurso eletrônico]. Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2019. ISBN 978-85-7247-440-5. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/formacao-de-professores-e-a-condicao-do-trabalho-docente. 8. SCHUNK, D. H. Teorías del aprendizaje: una perspectiva educativa [Learning Theories: An Education Perspective]. Traduzido por Leticia E. P. Ayala; Maria E. O. Salinas. 6. ed. México: Pearson Educación, 2012. ISBN: 978-607-32-1475-9. 9. BESSA, V. H. Teorias da Aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008. 10. PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 19.ed. Rio de Janeiro: Forense, 1993. 11. VYGOTSKY, L. S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 12. WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 13. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Bibliografia Complementar
1. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 43.ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011. 2. MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. (Temas básicos da educação e ensino) São Paulo: EPU, 1986. 3. NÓVOA, A. Imagens do futuro presente. Educa Lisboa: Portugal, 2009. 4. OLIVEIRA, M. K. Vygotsky – Aprendizado e Desenvolvimento. Um processo sócioHistórico. São Paulo: Scipione, 2009. 5. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 6. VIGOTSKI, L. S.; LEONTIEV, A. N.; LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10 ed. São Paulo: Ícone, 2006. 7. SILVA, M. A. A. (org.) Formação de professores: perspectivas teóricas e práticas na ação docente 2 [Recurso eletrônico]. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. ISBN 978-65-5706-223-4. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/formacao-de-professoresperspectivas-teoricas-e-praticas-na-acao-docente-2. DOI 10.22533/at.ed.234202707. 8. SOUZA, L. A. A. Trabalho docente e cotidiano escolar [recurso eletrônico]. 1. ed. Curitiba: Bagai, 2020. ISBN: 978-65-87204-28-4. Disponível em: https://doi.org/10.37008/978-65-87204-28-4.25.8.20. 9. MARTINS, A. P. S.; ALVES, K. K.; BRUSSIO, J. C.; VILANOVA-CAMPELO, R. C. (orgs.) Formação de professores e Práticas Educativas. Sulear para esperançar. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024. ISBN: 978-65-265-1059-9. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/formacao-de-professores-e-praticas-educativas/. DOI: 10.51795/9786526510599. 10. RUBIN, A. M.; MOURA, G. R.; LOUREIRO, C. B. (orgs.) Educação 4.0: pesquisa, professores e escola [Recurso eletrônico]. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/wp-content/uploads/2024/04/eBook_Educacao-4.0.pdf. DOI 10.31560/pimentacultural/2022.807 11. FERREIRA, G. R. (org.) A formação docente nas dimensões ética, estética e política [recurso eletrônico]. v. 2. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. ISBN 978-85-7247-569-3. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/a-formacao-docente-nas-dimensoes 12. BIANCHESSI, C. (org.) Diálogos sobre formação de professores: olhares, saberes e práticas [Recurso eletrônico]. v. 1. Curitiba-PR, Editora Bagai, 2022. ISBN: 978-65-5368-166-8. Disponível em: https://doi.org/10.37008/978-65-5368-166-8.27.12.22. 13. TEDESCO, A. L.; GIACHINI, J.; RAMON, M. S. Educação e tecnologia: indagações sobre a práxis pedagógica [Recurso eletrônico]. 1. ed. Curitiba, PR: Editora Bagai, 2O2O. ISBN 978-65-87204-02-4. Disponível em: https://doi.org/10.37008/BAGAI/978-65-87204-02-4.13.7.20.
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