Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
EXPERIMENTAÇÃO APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ( PGEB1064 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
A disciplina tem como objetivo relacionar a teoria e a experimentação com temas sobre o ensino de ciências e matemática ministradas no ensino fundamental e médio. Demonstrar ao aluno que as práticas laboratoriais no ensino de ciências podem ser aplicadas na educação básica de forma simples e lúdica.

Ementa
Relação entre pesquisa e prática do ensino de Ciências e Matemática. A formação do professor de Ciências e Matemática. Problematização e leitura científica. O trabalho em grupo. O lúdico no ensino de Ciências e Matemática. Experimentação e Práticas aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática. A construção do conhecimento a partir da investigação. O laboratório e o ensino de Ciências e Matemática. Práticas laboratoriais de Ciências. Análise de Artigos voltados para a Prática de Ciências e Matemática em Sala de Aula.

Bibliografia
1. BRÖCKELMANN, R. H. Observatório de ciências. São Paulo: Moderna, 2011. 2. PERUZZO, T. Química na Abordagem do Cotidiano - Vol. Único, 4 ed. São Paulo: Moderna, 2012. 3. CALIL, P. Biologia e química: o professor pesquisador no ensino de Ciências. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2013. 4. ESPINOZA, A. M. Ciências na escola: novas perspectivas para a formação dos alunos. São Paulo: Ática, 2010. 5. FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática percursos teóricos e metodológicos. Autores Associados. 2006.

Bibliografia Complementar
1. ABRANTES, P.; LEAL, L.; PONTE, J. P. (org.). Investigar para aprender Matemática. 2.ed. Lisboa, Portugal: APM. 1998, p. 51–60. 2. FERNANDES, M. L. M. O Ensino de Química e o Cotidiano. Curitiba: Ibpex, 2007. 3. GODEFROID, R. S. O Ensino de Biologia e o Cotidiano. Curitiba: IBPEX, 2010. 4 BESSLER, K. E.; NEDER, A. V. F. Química em Tubos de Ensaio: Uma abordagem para principiantes. 3. ed. São PauloSP: Blucher, 2018. 5. Artigos Científicos das Revistas: Química Nova, Química Nova na Escola; Revista Brasileira de Ensino de Física; Caderno Brasileiro de Ensino de Física; Revista Virtual de Química.
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