Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Seminário de Pesquisa IV em Docência, Currículo e Processos Culturais ( PPGE1728 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Pesquisas em (currículo ou formação docente ou docência ou meio ambiente ou história da educação): delimitação do problema de investigação, dos referenciais teórico-epistemológico- metodológicos, dos sujeitos e dos contextos de produção de dados. Articulação do projeto de pesquisa com a produção do campo. Constituição do campo problemático e elaboração do projeto de pesquisa.

Bibliografia
Bibliografia básica CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2014. FERRAÇO, C. E. Pesquisa com o cotidiano. Educação e Sociedade, v. 28, n. 98, p.73- 95, 2007. IBIAPIANA, I. M. L de M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líder Livro Editora, 2008. MITTLEMAN, J.; JENNINGS, J. L. Accountability, achievement, and inequality in American Public Schools: A review of the literature. In: SCHNEIDER, B. (ed.). Handbook of the sociology of education in the 21st century. Cham: Springer, 2018. p. 475-492. ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006. SOUZA, Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação, Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006. ZANCAJO, A.; FONTDEVILA, C.; VERGER, A.; BONAL, X. Regulating public-private partnerships, governing non-state schools: an equity perspective: Background paper for UNESCO Global Education Monitoring Report. Paris: UNESCO, 2021. Bibliografia complementar FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê. In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss (orgs.). Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 117-140. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. PARAÍSO, Marlucy Alves. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n.122, p. 283-303, 2004. SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989. SANTOS, Wagner. A constituição do campo epistemológico do currículo: estratégias, apropriações e circularidades culturais operadas na ANPED. 2010. Tese (doutorado em educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010. SIMÕES, Regina Helena Silva; GONDRA, José Gonçalves. Invenções, tradições e escritas da história da educação. Vitória: EDUFES, 2012. VENTORIM, Silvana. A formação do professor pesquisador na produção acadêmica dos Endipes. 2005. Tese (doutorado em educação) – Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

Bibliografia Complementar
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