Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Seminário de Pesquisa IV em Educação e Linguagens ( PPGE1727 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Pesquisas em Educação e Linguagens (verbal, visual, audiovisual) nas dimensões históricas, sociais, culturais, estéticas, cognitivas e políticas, em espaços escolares e não escolares, em diferentes níveis, etapas e modalidade da educação. Delimitação de problemáticas de investigação, de referenciais teórico- metodológicos. Articulação do projeto de investigação com a produção de conhecimento da área de Educação e Linguagens. Elaboração do projeto de pesquisa.

Bibliografia
Bibliografia básica CARVALHO, J. M.; LOURENÇO, S. G. O silenciamento de professores da Educação Básica pela estratégia de fazê-los falar. Pro-posições, v. 29, n. 2, p. 235-258, 2018. CHIAPPA, R. B.; FINARDI, KYRIA REBECA . Coloniality Prints in Internationalization of Higher Education: The Case of Brazilian and Chilean International Scholarships. Scholarship of Teaching and Learning in the Global South SOTL, v. 5, p. 25-45, 2021. DALVI, M. A.; PONCE, R. de F. Didática da literatura: problematização de uma tendência em vias de hegemonização. Revista Ibero-Americana de Estudos Em Educação, v. 16, p. 1662-1680, 2021. GONTIJO, C. M. M.; GÖES, MARGARETE, S. Produção de textos com crianças na educação infantil. Revista Educação, v. 40, p. 209-218, 2017. HIERRO, A. F. R. L.; BATANERO, C.; BELTRÁN-PELLICER, P. El diagrama de árbol: un recurso intuitivo en Probabilidad y Combinatoria. Épsilon, n. 100, p. 49-63, 2018. LOUREIRO, R. Educar, elaborar o passado, desnazificar: memória histórica e neonazifiascimo no início do século XXI. Educação e Filosofia, v. 33, p. 1541-1582, 2020. PINHEIRO, G. O.; SCHWARTZ, C. M.; BECALLI, F. Z. O ensino das convenções gráficas na alfabetização. Revista Educação em Questão, v. 57, p. 1-26, 2019. TEIN, S. Internationalization for an uncertain future: tensions, paradoxes, and possibilities. The Review of Higher Education, v. 41, n. 1, p. 3-32, 2017. ZOGAIB, S. D.; SANTOS-WAGNER, V. M. P. Estágio, pesquisa e geometria na educação infantil: um estudo sobre (de)composição de figuras geométricas. Educação em Perspectiva, v. 10, p. 1-15, 2019. SCHÜTZ- FOERSTE, G. M.; FOERSTE, E. Língua, cultura e educação do povo tradicional pomerano. Educação em Revista, v. 33, p. 1-2017, 2017. Bibliografia complementar AGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz? São Paulo: Loyola, 1999. BAKHTIN, M. Mikhailovith. Estética da criação verbal. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2003. BOHLIN, H. Bildung and intercultural understanding. Intercultural education, London, v. 24, n. 25, p. 391-400, 2013. CHARTIER, A. M. Exercícios escritos e cadernos de alunos: reflexões sobre praticas de longa duração. In: CHARTIER, A. M. (org.). Praticas de leitura e escrita. Historia e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE, 2007. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. NIETZSCHE, F. W. Humano, demasiado humano II: o andarilho e sua sombra. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. PEREZ-LINAN, A. Impeachment ou retrocesso? Ameaças à democracia no século XXI. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 33, n. 98, 2018.

Bibliografia Complementar
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