Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Seminário de Pesquisa III em Educação Especial e Processos Inclusivos ( PPGE1723 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Perspectivas epistemológicas e metodológicas que norteiam as pesquisas em Educação Especial. Estado da arte no campo e necessidades de constituição de conhecimento.

Bibliografia
BARBOSA, A. J. G. et all. Produção científica sobre inclusão escolar em periódicos nacionais de educação e psicologia. In: ALMEIDA, M. A.; MENDES, E. G.; HAYASHI, M. C. P. I. Temas em educação especial: múltiplos olhares. Araraquara: Junqueira&Marin, 2008. SACARDO, M.; SOUSA, S. B. de. A integração e a inclusão na Revista Brasileira de Educação Especial: 1994 a 2004. In: ALMEIDA, M. A.; MENDES, E. G.; HAYASHI, M. C. P. I. Temas em educação especial: múltiplos olhares. Araraquara: Junqueira&Marin, 2008. PANTALEÃO, E.; SOBRINHO, R. C. A educação especial como foco de pesquisa em educação no Espírito Santo: abordagens e tendências. In: VICTOR, S. L.; DRAGO, R.; PANTALEÃO, E. Educação especial no cenário educacional brasileiro. São Carlos: Pedro e João, 2013. COSTA, V. B. da. Panorama nacional sobre as pessoas com deficiências: desafios e perspectivas. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira&Marin, 2010. SILVA, R. H. dos R.; GAMBOA, S. S. Análise epistemológica da pesquisa em educação especial: a construção de um instrumental de análise. Atos de Pesquisa em Educação Especial, v. 6, n. 2, mai./ago. 2011. NÓVOA, A. Em busca da liberdade nas universidades: para que serve a investigação em educação? Revista Lusófona de Educação, n. 28. GLAT, R.; ANTUNES, K. Pesquisa em educação especial: reflexões sobre sujeitos, ética e metodologia. <www.eduinclusivapesq-uerj.pro.br> Bibliografia Complementar ANNA, L. de. Os processos de integrazione e inclusão: a experiência italiana na análise documental. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. Inclusão escolar e educação especial no Brasil: entre o instituído e o instituinte. Marília: ABPEE, 2016. LAPLANE, A. L. F. de. A inclusão escolar na Inglaterra. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira&Marin, 2010. KASSAR, M. de C. M. Aspectos da educação especial na Espanha. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira&Marin, 2010. MENDES, E. G. A escolarização de crianças e jovens com deficiências na França e a perspectiva da inclusão escolar. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira&Marin, 2010.

Bibliografia Complementar
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