Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Seminário de Pesquisa III em Educação e Linguagens ( PPGE1722 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Produção de conhecimentos no campo da Educação e Linguagens (verbal, visual e audiovisual) nos últimos dez anos: principais objetos, abordagens teórico-metodológicas, sujeitos. Organização inicial do projeto de pesquisa.

Bibliografia
Bibliografia básica 1. ALMEIDA, Natália Regina. Pesquisa em educação e concepções de conhecimento: a produção do conhecimento em questão. Revista Educação Temática Digital. Campinas (SP), Unicamp, v.16 n.1 p.24-35 jan./abr. 2014. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1327. Acesso em 3 mar. 2017. 2. BOURDIEU, Pierre. O campo científico. Tradução de Paula Montero e Alícia Auzmendi. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. Cap. 4. p. 123-155. 3. FUCHS, Christian. Capitalism or information society? The fundamental question of the present structure of society. European Journal of Social Theory, v. 16, n. 4, p. 413-434, 2013. Disponível em: http://fuchs.uti.at/wp-content/infosocejst.pdf. Acesso em 3 mar. 2017. 4. GOLDEMBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em pesquisas sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. Disponível em: http://www.ufjf.br/labesc/files/2012/03/A-Arte-de-Pesquisar-Mirian-Goldenberg.pdf. Acesso em 3 mar. 2017. 5. SEVERINO, Antônio Joaquim. Dimensão ética da investigação científica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 199-208, jan./jun. 2014. Disponível em: Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 3 mar. 2017. 6. VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. Disponível em: www.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=12623. Acesso em 3 mar. 2017. Bibliografia complementar 1. ALVES, Judith. A revisão de bibliografia em teses de dissertações: meus tipos inesquecíveis. Revista Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 81, maio de 1992, p. 53-60. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/990. Acesso em 03.03. 2017. 2. BENTO, A. Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas. Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), nº 65, maio de 2012, ano VII, p. 42-44. 3. BOTTON, Alexandre M. A questão do método na ensaística de Theodor Adorno. In: Revista Thaumazein, Ano VII, Número 13, Santa Maria (Julho de 2014), p. 97-114. 4. DALVI, Maria Amélia. Literatura no currículo da escola capixaba de ensino médio. In: Revista Educar em Revista (Curitiba), v. 52, p. 137-153, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n52/09.pdf . Acesso em 24 fev. 2016. 5. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em 3 mar. 2017. 6. GOMES, Sandra Lúcia Rebel. Acesso aberto ao conhecimento científico: o papel da universidade brasileira. RECIIS – Rev. Eletron. de Comun. Inf. Inov. Saúde. 2014 jun.; 8(2) – p. 93-106. Disponível em: http://www.reciis.icict.fiocruz.br. Acesso em 3 mar. 2017. 7. KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010. Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/2016/download/LivrodeMetodologiadaPesquisa2010.pdf. Acesso em 03 mar. 2017. 8. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/Ebook%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em 03 mar. 2017. 9. Revista Educação, Linguagem e Cultura. http://link.periodicos.capes.gov.br/sfxlcl41?url_ver=Z39.88- 2004&url_ctx_fmt=fi/fmt:kev:mtx:ctx&ctx_enc=info:ofi/enc:UTF-8&ctx_ver=Z39.88- 2004&rfr_id=info:sid/sfxit.com:azlist&sfx.ignore_date_threshold=1&rft.object_id=2670000000 006435&svc.fulltext=yes. 10. STENGERS, Isabelle. Another Science is possible: a “pleia” for slow science. Faculté de Philosophie et Lettres, ULB 13 December 2011, Inauguratial lecture Chair Willy Calewaert 2011- 2012 (VUB). Disponível em: http://we.vub.ac.be/aphy/sites/default/files/stengers2011_pleaslowscience.pdf. Acesso em: 3 mar. 2017. 11.The Slow Sience Manifesto. Slow Science Academy Berlin, Germany. academy@slowscience.org. Disponível em: http://slow-science.org/slow-science-manifesto.pdf. Acesso em 3 mar. 2017.

Bibliografia Complementar
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