Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Mediações Tecnológicas e os Novos Letramentos no Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira ( PGEL4008 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Estudos sobre os novos letramentos, tecnologia e educação; análise crítico-reflexiva acerca dos gêneros midiáticos e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no que diz respeito à sua utilização didático-pedagógica nas aulas de línguas maternas e estrangeiras; otimização de recursos computacionais.

Bibliografia
ANDERSON, L.; KRATHWOHL, D. A Taxonomy for Learning, Teaching and Assessing: A Revision of Bloom's Taxonomy of Educational Objectives. New York: Longman, 2001. CASTELLS, M. Network Society. 2. ed. Oxford: Blackwell, 2000. FERRAZ, D. M. Novos letramentos e educação de línguas estrangeiras: problematizações e desafios In: Transculturalidade e De(s)colonialidade nos Estudos em Inglês no BraZil. 1. ed. Maceió: Edufal, 2014. p. 53-84. ______. Digital Epistemologies in Brazilian Contexts: The Challenges of Meeting Theories and Practice In: Frontiers of Language and Teaching: Proceedings of the 2010 International Online Language Conference. 1. ed. Florida : Boca Raton, 2010, v.1, p. 260-270. FINARDI, K. R. ; PREBIANCA, G. V. V. Políticas linguísticas, internacionalização, novas tecnologias e formação docente: um estudo de caso sobre o curso de Letras Inglês em uma universidade federal. Leitura (UFAL), v. 1, p. 129-154, 2014. FINARDI, K. R. ; PORCINO, M. C. Tecnologia e Metodologia no Ensino de Inglês: Impactos da Globalização e da Internacionalização. Ilha do Desterro, v. 66, p. 239-284, 2014. FINARDI, K. R. ; PREBIANCA, G. ; MOMM, C. F. . Tecnologia na Educação: o caso da Internet e do Inglês como Linguagens de Inclusão. Cadernos do IL, v. 46, p. 193-208, 2013. GEE, J. P. What video games have to teach us about learning and literacy. New York: Palgrave Macmillan, 2007a. KALANTZIS, M.; COPE, B, M. New Media, New Learning. In: COLE, D. & PULLEN, D (eds.). Multiliteracies in Motion: Current theory and practice. New York and London: Routledge, 2010. KRESS, G. Literacy in the New Media Age. London and New York: Routledge, 2003. LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies: Changing Knowledge and Classroom Research. Buckingham: Open University Press, 2007a. LEFFA, V. J. (Org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: Educat, 2003. LEVY, P. Becoming virtual: reality in the digital age. Plenum: New York, 2007. MONTE MÓR, W. Linguagem tecnológica e educação: em busca de práticas para uma formação crítica. In: SIGNORINI, I.; FIAD, R. S. (Orgs.). Ensino de Língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, v. 1, p. 171-190. PAIVA, V. L. M. O. A formação do professor para uso da tecnologia. In: SILVA et al (Org.). A formação de professores de línguas: Novos olhares . volume II. Campinas: Pontes Editores, 2012. TAKAKI, N.; MACIEL, R. Letramentos em Terra de Paulo Freire. 1.ed. Campinas: Pontes, 2014. TEDESCO, J. C. (Org.). Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez Editora, 2003.

Bibliografia Complementar
Carregando...