Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Seminário A ( PPGE1748 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
15
Número de Créditos:
1

Objetivos

Ementa
O Seminário tem por finalidade o aprofundamento e o estudo de temáticas e metodologias adequadas aos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos discentes. Assim, a ementa e a bibliografia do Seminário são variáveis e definidas pelos professores de acordo com os interesses de pesquisa dos estudantes.

Bibliografia
Bibliografia básica BARBOSA, Joaquim Gonçalves; HESS, Remi. O diário de pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo. Brasília: Liber, 2010. BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002. GOHN, Maria da Gloria Marcondes. A pesquisa na produção do conhecimento. Revista Científica, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 253-274, 2006. LAKE, L. W.; BRYANT, S. L. The scientific method and earth sciences. Guest editorial. Journal of Energy Resources Technology, v. 128, p. 245-246, 2006. LARIVIÈRE, V. et al. The place of serials in referencing practices: comparing natural sciences and engineering with social sciences and humanities. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 57, n. 8, p. 997-1004, 2006. LIMA, M. E. C. C.; GERALDI, C. M. G.; GERALDI, J. W. O trabalho com narrativas na investigação em Educação. Educação em Revista [online], v.31, n.1, p. 17-44, 2015. LINGARD, B.; THOMPSON, G. Doing time in the sociology of education. British Journal of Sociology of Education, v. 38, n. 1, p. 1-12, 2017. MUNHOZ, A.; DINIZ, D. Nem tudo é plágio, nem todo plágio é igual: infrações éticas na comunicação científica. Argumentum, v. 1, n. 3, p. 50-55, 2011. SANTOS, L. D. A competência no fazer à responsabilização no agir: ética e pesquisa em Ciências Humanas. Práxis Educativa, v. 12, n. 1, p. 244-256, jan./abr. 2017 . Bibliografia complementar ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, 2001. BOGDAN, Robert; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. CARVALHO, M. C. M. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. Campinas: Papirus, 1991. COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. FIGUEIREDO, L. C. A redação pelo parágrafo. Brasília: Editora UnB, 1999. FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê. In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss (orgs.). Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 117-140. FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. GHEDIN, Evandro. Questões de método: na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez Editora, 2008. GIL, António Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. HEGENBERG, Leonidas. Etapas da Investigação Científica. São Paulo: Ed. Pedagógica e Univers./ EDUSP, 1975. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992. LAVILLE, Chrisntian; DIONE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia em ciências humanas. Belo Horizonte: Artmed, 1999. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MALHORTA, N. K. Marketing Research: an applied orientation. 7. ed. New York: Pearson, 2018. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. MOSTEIRO-GARCÍA, Maria Josefa; PORTO, Ana Maria Castro. La investigación en educación. En. MORORÓ, Leila Pio; COUTO, Maria Elizabete Souza; ASSIS, Raimunda Alves Moreira de. (ed.). Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias. Ilhéus: Editus, 2017. p. 13-40. PALUDO, C. Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. RAUEN, F. J. Elementos de iniciação à pesquisa. Rio do Sul: Nova Era, 1999. REY, L. Como redigir trabalhos científicos. São Paulo: Edgard Blucher, 1978. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989. RODRIGUES, R. F. L. Competência em Informação, Escrita Científica e Educação do Cientista. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 2, pp. 221-241, 2022. SEVERINO, Antônio Joaquim. Dimensão ética da investigação científica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 199-208, jan./jun. 2014. WAZLAWICH, Raul Sidnei. Metodologia de pesquisa em ciência. São Paulo: Elsevier, 2014. ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. ZANCAJO, A.; FONTDEVILA, C.; VERGER, A.; BONAL, X. Regulating public-private partnerships, governing non-state schools: an equity perspective: Background paper for UNESCO Global Education Monitoring Report. Paris: UNESCO, 2021.

Bibliografia Complementar
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