Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Seminário B ( PPGE1749 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
O Seminário tem por finalidade o aprofundamento e o estudo de temáticas e metodologias adequadas aos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos discentes. Assim, a ementa e a bibliografia do Seminário são variáveis e definidas pelos professores de acordo com os interesses de pesquisa dos estudantes.

Bibliografia
Bibliografia básica COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research Methods in Education. 7. ed. London: Routledge, 2017. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução: Magda Lopes, 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. LIMA, M. E. C. C.; GERALDI, C. M. G.; GERALDI, J. W. O trabalho com narrativas na investigação em Educação. Educação em Revista [online], v.31, n.1, p. 17-44, 2015. MACHI, Lawrence A.; MCEVOY, Brenda T. The literature review: Six steps to success. Corwin Press, 2016. MINEIRO, M. Pesquisa de survey e amostragem: aportes teóricos elementares. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 1, n. 2, p. 284-306, 2020. REIGOTA, Marcos. O estado da arte da pesquisa em educação ambiental no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 2, n. 1, p. 33-66, 2007. PATTON, Michael Quinn. Qualitative research & evaluation methods: Integrating theory and practice. 4. ed. Chicago: Sage, 2014. SANTOS, R. N. M.; KOBASHI, N. Y. Bibliometria, Cientometria, Informetria: Conceitos e Aplicações. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, 2009. SCHRÖTER, M.; TAYLOR, C. Exploring Silence and Absence in Discourse: Empirical Approaches. New York: Springer, 2017. SOUZA, Elizeu Clementino de; D’ÁVILA, Cristina. Abordagem biográfica e pesquisa educacional: convergências teórico-metodológicas e práticas de formação. In: SANTOS, L. L. de C. et. al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. Bibliografia complementar BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Plano, 2002. BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ABRAHÃO, Maria Helena M. Barreto; FERREIRA, Márcia Santos. Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa autobiográfica. Curitiba: CRV, 2016. CASTRO, P. A. Etnografia e educação: conceitos e usos. Campina Grande: EDUEPB, 2011. CRESWELL, J.; PLANO-CLARK, V. Pesquisa de métodos mistos. Penso, 2013. CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2014. DAL-FARRA, Rossano André Paulo; LOPES, Tadeu Campos. Métodos Mistos de Pesquisa em Educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 3, p. 67-80, 2013. DUARTE, J. B. Estudos de caso em educação. Investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização. Revista Lusófona de Educação, Lisboa , n. 11, p. 113-132, 2008 . FERRAÇO, C. E. Pesquisa com o cotidiano. Educação e Sociedade, v. 28, n. 98, p.73- 95, 2007. FORZA, C. Survey research in operations management: a process-based perspective. International journal of operations & production management, v. 22, n. 2, p. 152-194, 2002. HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrópolis: Vozes, 1987. IBIAPIANA, I. M. L de M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líder Livro Editora, 2008. MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. MONTEIRO FILHO, G. Segredos da estatística em pesquisa científica. Goiânia: Vieira, 2004. PRITCHARD, Alan. Statistical bibliography or bibliometrics. Journal of Documentation, Bingley United Kingdom, v. 25, n. 4, p. 348-349, 1969. SERACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, 1996. SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. Pesquisa em políticas educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988. TRUJILLO, F. A. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, 2002. VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Diálogo Educacional, Curitiba, v.14, n.41, p. 165-189, 2014. VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.

Bibliografia Complementar
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