Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação: linguagens, ética e estética ( PPGE1777 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos

Ementa
Teoria da Arte e Teoria Estética e suas contribuições à pesquisa em Educação e Linguagens. Relações e tensões entre Ética e Estética: de abordagens dicotômicas à indissociabilidade nas práticas de linguagem. Diferentes concepções e abordagens de Ética e Estética em pelo menos duas diferentes abordagens filosóficas e suas contribuições teórico-metodológicas à Educação em Linguagens: Schiller, Nietzsche, Marx, Kierkegaard, Musil, Bakhtin, Sartre, Adorno, Benjamin, Foucault, Rorty.

Bibliografia
BOHRER, Karl Heinz Bohrer. Die Grenzen des Aesthetischen. Hanser: Munich-Viena, 1998, pp. 160-170. (Tradução brasileira: BOHRER, Karl Heinz. Ética e estética. Não como polaridade, mas como diferença. Philia&Filia (Porto Alegre). vol. 02, n° 1, jan./jul. 2013. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index. php/Philiaefilia/article/view/ 51172/32742 >. Acesso em 28 mar. 2017.). HARTMANN, Helio. Lições de Estética Filosófica. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2001. HERMANN, Nadja. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005. SCHILLER, Friedrich. Sobre a Educação Estética do ser Humano numa série de cartas e outros textos. Lisboa: Imprensa Nacional casa da Moeda, 1993.

Bibliografia Complementar
Carregando...