Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio em Pesquisa IV ( PPGE1735 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Participação nas diferentes fases de uma investigação a partir da inserção no grupo de pesquisa vinculado ao professor-orientador. Seminários coletivos com apresentação dos problemas teórico-metodológicos identificados no desenvolvimento da pesquisa.

Bibliografia
Bibliografia básica HAYASHI, M. C. P. I. et al. História da educação brasileira: a produção científica na biblioteca eletrônica Scielo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 102, p. 181-211, jan./abr. 2008. LANDRI, P.; VATRELLA, S. Assembling Digital Platforms in Education Policy. A Comparative Analysis of Scuola in Chiaro and Eduscopio. Scuola Democratica, v. 3, p. 529-550, 2019. RODRIGUES, E. G.; GONTIJO, C. M. M.; DRAGO, R. Formação de Professores e Método de Ensino para Crianças Surdas. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, p. 143-158, 2020. UZUNBOYLU, H.; KINIK, E.; KANBUL, S. An Analysis of Countries which have Integrated Coding into their Curricula and the Content Analysis of Academic Studies on Coding Training in Turkey. Tem Journal-Technology Education Management Informatics, v. 6, n. 4, p. 783-791, 2017. VIEIRA-MACHADO, L. M. C.; TEIXEIRA, K. C. A Educação Bilíngue para Crianças Surdas: Surdez Como Experiência e Infância Como Potência. Revista Educação e Fronteiras, v. 1, p. 59-68, 2020. WILLIAMSON, B.; RENSFELDT, A. B.; PLAYER-KORO, C.; SELWYN, N. Education recoded: Policy mobilities in the international ‘learning to code’ agenda. Journal of Education Policy, 2018. Bibliografia complementar DELLA FONTE, S. S.; LEMOS, C. Escola sem partido e a destituição da responsabilidade e autoridade do professor: crítica a partir do pensamento de Hannah Arendt. Revista Faeeba, v. 29, p. 91, 2020. ESQUINSANI, R. S. S. Entre percursos, fontes e sujeitos: pesquisa em educação e uso da história oral. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, p. 217-228, 2012. FERRARO, A. R. Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista. Pro-Posições, v. 23, n. 1 (67), p. 129-146, 2012. MEIRELLES, Melina Chassot Benincasa; DAINESE, Roberto; FRISO, Valeria. A educação especial no contexto italiano: o projeto de vida, da escola à vida adulta. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 30, n. 57, p. 189-201, jan./abr. 2017. PENNA, F.; QUEIROZ, F.; FRIGOTTO, G. Educação democrática: antídoto ao Escola sem Partido. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. SOUZA, D. C.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A pesquisa em educação ambiental nas dissertações e teses das pós-graduações no Brasil: O que estudos do tipo “estado da arte” revelam? Gaia Scientia, v. 8, n. 1, p. 429-447, 2014.

Bibliografia Complementar
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