Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Abordagens histórico-sociológicas da educação brasileira ( PPGE1712 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos

Ementa
Contribuições da sociologia e da história da educação ao pensamento educacional brasileiro. Abordagens teórico-práticas articuladas ao campo educativo em diferentes tempos e espaços da educação brasileira.

Bibliografia
Bibliografia básica História e Sociologia BOURDIEU, Pierre, CHARTIER, Roger. O sociólogo e o historiador. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. BURKE, Peter. Sociologia e história. Porto: Edições Afrontamentos, 1980. FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). Pensadores sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. TORRES, Carlos Alberto; ANTIKAINEN, Ari (Ed.). The international handbook on sociology of education: an assessment of new research and theory. Laham, Maryland: Rowman & Littlefield, 2003. Teóricos da sociedade e da educação brasileiras AZEVEDO, Fernando de. Cultura Brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 1943. FERNANDES, Florestan. Florestan Fernandes: leituras e legados. São Paulo: Globo, 2005. FREYRE, Gilberto. Interpretação do Brasil. São Paulo: Global, 2015. HOLANDA, Sergio Buarque de. Visão do Paraíso. São Paulo: Brasiliense, 1994. IANNI, Octavio. Pensamento social no Brasil. Bauru, São Paulo: ANPOCS, EDUSC, 2004. Bibliografia complementar Livros História e Sociologia: diferenciações e questões epistemológicas Berthelot, Jean-Michel. Sociologia, história e epistemologia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. BOURDIEU, Pierre. Sociology in question. California: Sage, 1993. FREITAS, Marcos Cezar. Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2003. IGGERS, Georg G. Historiography in the twentieth century: from scientific to the postmodern challenge. Hanover: Wesleyan University Press, 1997. LOPES, Eliane Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). Pensadores sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. REIS, José Carlos. As identidades do Brasil de Varnhagen a FHC. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000. TORRES, Carlos Alberto; Teodoro, Antonio (Ed.). Critique and utopia: new developments in the sociology of education in the twenty-first century. Laham, Maryland: Rowman & Littlefield, 2007. SCHWARCZ, Lilia M., STARLING, Heloisa M.. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Teóricos da sociedade e da educação brasileiras FERNANDES, Florestan. Mudanças sociais no Brasil. São Paulo: Global, 2008. FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. São Paulo: Global, 2010. FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975. HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1992. IANNI, Octavio. A ideia de Brasil moderno. São Paulo: Brasiliense, 1992. Artigos em periódicos GONDRA, José Gonçalves, VIEIRA, Carlos Eduardo, SIMÕES, Regina Helena Silva, CURY, Claudia Engler. History of education in Brazil: the construction of a knowledge field. Pedagogica Historica International Journal of the history of education, v. 50, n. 6, p. 822-829. OLIVEIRA, Amurabi, SILVA, Camila Ferreira da. A sociologia, os sociólogos e a educação no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 31, n. 91, p. 1- 15, junho/2016.

Bibliografia Complementar
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