Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Práticas de Extensão em PIC ( DCS16910 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Orientar o aluno no reconhecimento e entendimento dos principais sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos da PNPIC capaz de estimular mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde através de práticas de extensão que reforcem a aprendizagem. Auxiliar os alunos no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes que favoreçam o planejamento e execução de ações integrativas e complementares em saúde.

Ementa
Práticas de extensão em PIC apresenta a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). As Racionalidades Médicas, os recursos terapêuticos e práticas de cuidado/autocuidado que atuam para o cuidado integral dos indivíduos e comunidade. Medicina Tradicional Chinesa: acupuntura, moxabustão, ventosaterapia, dietoterapia, práticas corporais - Qi gong. Medicina Tradicional Indiana: Ayurveda e Yoga. Uso racional de plantas medicinais e de fitoterápicos. Parte do conteúdo será desenvolvido a partir de práticas de extensão para observações e intervenções em espaços comunitários e junto aos equipamentos de saúde pública do município.

Bibliografia
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 971, de 3 de maio de 2006. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. Brasília, DF: Mistério da Saúde, 2006. 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 849, de 27 de março de 2017. Inclui a Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia comunitária Integrativa e Yoga à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017. 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 702, de 21 de março de 2018. Inclui novas práticas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018.

Bibliografia Complementar
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos . Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006. 60 p. 2. SCHULZ, V.; HANSEL, R.; TYLER, V.E. Fitoterapia racional : um guia de fitoterapia para as ciências da saúde. Barueri, SP: Manole, 2002. 386 p. 3. MARTINS, E.I.S. Atlas dos pontos de acupuntura : guia de localização. São Paulo, SP: Roca, 2011. 884 p. 4. PATANJALI. Os yogas sutras de Patanjali . São Paulo, SP: Mantra, 2015. 159 p. 5. IYENGAR, B.K.S. A luz da yoga . São Paulo, SP: Cículo do Livro, 1986. 222 p.
Carregando...