Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Gestão da Vigilância à Saúde ( CGS00010 )
Unidade:
Curso de Especialização Lato Sensu - Gestão em Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
O objetivo é proporcionar o desenvolvimento das capacidades necessárias à gestão das vigilâncias do campo da saúde para contribuir para maior efetividade de suas práticas. Assim, se espera que ao final, o aluno seja capaz de compreender as especificidades das vigilâncias e suas implicações para a Gestão em Saúde e de intervir, contribuindo para implementar projetos de mudança para aprimoramento dessas práticas. E, especificamente: • Definir e discriminar (distinguir) as vigilâncias do campo da saúde; • Compreender a historicidade das vigilâncias do campo da saúde, correlacionando recentes políticas de saúde e fatos sanitários com a organização das vigilâncias; • Identificar a relação entre as vigilâncias e a Promoção da Saúde; • Caracterizar a organização das vigilâncias, no nível nacional, e compreender a necessidade de ação cooperativa para redução das externalidades negativas do seu âmbito; • Dominar os conceitos comuns a todas as vigilâncias (risco e território) e as formas de operacionalização desses conceitos; • Compreender o processo de trabalho das vigilâncias (meios, instrumentos, agentes) e elencar os seus requerimentos; e • Dominar alguns processos da gestão das vigilâncias (financiamento, planejamento e programação das ações) após o Pacto 2006 e seus desdobramentos, e desvendar fontes para outros aportes. Mobilizar recursos para estruturar e aperfeiçoar o funcionamento dos componentes das vigilâncias nas três esferas de governo.

Ementa
As vigilâncias, suas definições, seus processos de construção no campo da saúde e suas configurações institucionais nas três esferas de governo. Os principais conceitos unificadores do campo das vigilâncias (risco e território). O processo de trabalho nas Vigilâncias: as atividades e as finalidades desse processo de trabalho; os objetos e os sujeitos do trabalho; os meios de trabalho (aqui entra a relação dos sistemas de informação utilizados pelas vigilâncias). A articulação das vigilâncias com a Promoção da Saúde e com o Cuidado (às pessoas). As vigilâncias e seus sistemas nacionais no contexto do SUS: aspectos relacionados à política e gestão.

Bibliografia
DE SETA, Marismary Horsth; PEPE, Vera Lúcia Edais; OLIVEIRA, Gisele O’Dwyer de. (Org.). Gestão e Vigilância Sanitária: modos atuais do pensar e fazer. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006. MEDRONHO, Roberto A. Epidemiologia. São Paulo: Atheneu, 2006.

Bibliografia Complementar
BREILH, J. Epidemiologia crítica: ciência emancipadora e interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006. CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. (Orgs.). A vigilância da saúde para a promoção da saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, p. 141-159, 2003. FREITAS, Carlos Machado de; PORTO, Marcelo Firpo. Saúde, ambiente e sustentabilidade. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006. MIRANDA, A. C.; BARCELLOS C, MOREIRA J. C.; MONKEN M. (Orgs.). Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008. PORTO, Marcelo Firpo de Souza. Uma ecologia política dos riscos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, p. 163, 2007. ROZENFELD, Suely (Org.) Fundamentos da vigilância sanitária. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ; 2000.
Carregando...