Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Garantia da Qualidade e Tecnologia Farmacêutica ( DCS16904 )
Unidade:
Departamento de Ciências da Saúde
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
4

Objetivos
Capacitar o aluno para produção de medicamentos fundamentando os cálculos e legislações pertinentes para manipulação das fórmulas farmacêuticas de especialidades e manipuladas. Construir um pensamento crítico na distinção de qualidade entre os vários tipos de medicamentos do mercado. Elaborar e desenvolver atividades de extensão universitária numa abordagem multi e interdisciplinar.

Ementa
Legislação. Boas práticas de fabricação. Estudos de pré-formulação. Tecnologia de fabricação de sólidos (Cápsulas duras e moles, Comprimidos e Comprimidos Especiais). Tecnologia de revestimento de comprimidos. Sistema de liberação controlada. Tecnologia de fabricação de soluções e suspensões. Água para fins de produção farmacêutica.  Tecnologia de fabricação de emulsões. Tecnologia de fabricação de preparações parenterais e líquidos estéreis. Esterilização na indústria farmacêutica. Tecnologia de fabricação de oftálmicos. Desenho de uma instalação farmacêutica. Validação de processos e limpeza. Prática de extensão. 

Bibliografia
1. AULTON, M. E. Delineamento de formas farmacêuticas . 2 ed. Artmed: 2006. 677p. 2. ANSEL, H. C.; POPOVICH, N. G.; ALLEN Jr., L. V. Farmacotécnica: formas farmacêuticas & sistemas de liberação de fármacos . 9.ed. São Paulo:  Premier, 2013. 3. BRASIL, 2019. RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 301, DE 21 DE AGOSTO DE 2019 (Publicada no DOU nº 162, de 22 de agosto de 2019) Dispõe sobre as Diretrizes Gerais de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos.

Bibliografia Complementar
1. RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 67, DE 8 DE OUTUBRO DE 2007 Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias. 2. FARMACOPÉIA BRASILEIRA. 6 ed. 2019. RDC Nº 298, DE 12 DE AGOSTO DE 2019 (Publicada no DOU nº 156, de 14 de agosto de 2019). 3. THOMPSON, JUDITH. E. A prática farmacêutica na manipulação de medicamentos.   Porto Alegre: Artmed, 2006. 4. FERREIRA, A. O.; BRANDÃO, M. Guia prático da farmácia magistral . 3 ed. São Paulo: Pharmabooks, 2008. 5. BOTET, JORDI. Boas práticas em instalações e projetos farmacêuticos . São Paulo: RCN, 2006.
Carregando...