Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS ( HID17511 )
Unidade:
Departamento de Engenharia Ambiental
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecer, compreender e aplicar os fundamentos teóricos e práticos intrínsecos dos processos de degradação ambiental assim como as suas causas, consequências e impactos ambientais, sociais e econômicos. Identificar, avaliar e aplicar as formas de recuperação mais adequadas para cada situação específica, estabelecidas por parâmetros legais que norteiam a elaboração dos Planos ou Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas.

Ementa
Introdução. As principais funções do solo e os mecanismos de sua degradação. Erosão do solo como um mecanismode degradação ambiental. Degradação dos solos. Recuperação de solos degradados. Características e importância da vegetação ciliar. Recuperação de florestas ciliares. A importância de programas de revegetação ciliar e as perspectivas da ecologia de restauração. Adequação ambiental de unidades produtivas. Degradação e recuperação de áreas litorâneas. Recuperação de áreas de extração mineral. Legislação pertinente aplicada.

Bibliografia
BRANDÃO, V.S., PRUSKI, F.F., SILVA, D.D. Infiltração da água no solo. Viçosa: UFV, 2002. 98p BERTONI, L.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. 4.ed São Paulo: Ícone, 1999. MACEDO, A.C. Produção de mudas em viveiros florestais: espécies nativas. Fundação Florestal, 1993. RODRIGUES, R.R.;    LEITÃO   FILHO,   H.F.   Matas    ciliares: conservação e recuperação. EDUSP/FAPESP, 320p. 2001. PRUSKI, F.F.; BRANDÃO, V.S.; SILVA, D.D. Escoamento superficial. Viçosa: Ed. UFV, 2003. 88p.

Bibliografia Complementar
 VICTOR, M.A. A devastação florestal. Sociedade Brasileira de Silvicultura, São Paulo. 1975. SILVA, D. D.; PRUSKI, F. F. Gestão Dos Recursos Hídricos – Aspectos legais, econômicos, administrativos e sociais. Brasília, DF: Secretaria de Recursos Hídricos; Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa; Porto Alegre: Associação brasileira de Recursos Hídricos, 2000. 659p.
Carregando...