Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado II em Educação e Saúde ( DFN17257 )
Unidade:
Departamento de Farmácia e Nutrição
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
55
Número de Créditos:
2

Objetivos
 Proporcionar ao aluno a vivência profissional na prestação de serviços de educação em saúde. Aproximar os alunos dos serviços do Sistema Único  de Saúde (SUS), do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da saúde suplementar. Aplicar as habilidades, conhecimentos e atitudes de forma humanista, crítica, reflexiva e levando em consideração as particularidades da comunidade. 

Ementa
Desenvolvimento de estratégias educativas, que integrem os saberes popular e científico, de modo a contribuir com a autonomia dos pacientes e o comprometimento de todos (pacientes, profissionais, gestores e cuidadores) com a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças, e melhoria da qualidade de vida. Contribuir para o acesso e uso racional de medicamentos por meio do desenvolvimento de ações de educação em saúde, tais como palestras, orientações, elaboração de material educativo, detalhamento acadêmico, dentre outros. Este estágio poderá ocorrer na Farmácia Universitária e/ou nos estabelecimentos de saúde (público ou privado) ou de assistência social. Adicionalmente, poderão ocorrer atividades em espaços públicos.

Bibliografia
1. CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade: contextualização e arcabouço conceitual. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2016. 2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Rastreamento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 3. LYRA-JR, D.P.; MARQUES, T.C. As bases da dispensação racional de medicamentos. Pharmabooks, 2012.

Bibliografia Complementar
1. GIOVANELLA, L. et al. Políticas e sistema de saúde no Brasil. Editora FIOCRUZ, 2012. 2. BERGER, B.A. Habilidades de comunicação para farmacêuticos. Pharmabooks, 2011. 3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos.  Uso de Medicamentos e Medicalização da Vida: recomendações e estratégias. [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. – Brasília : Ministério da Saúde 2018. 4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Cartilha para a promoção do uso racional de medicamentos / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. 5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Contribuições para a promoção do Uso Racional de Medicamentos [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. – Brasília : Ministério da Saúde, 2021.
Carregando...