Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Saúde Coletiva ( DFN17202 )
Unidade:
Departamento de Farmácia e Nutrição
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecer os diferentes processos sociais, culturais, comportamentais, biológicos, entre outros, que interferem na dinâmica dos problemas de saúde. Compreender o histórico, organização,  funcionamento e desafios do SUS. Compreender o papel do farmacêutico no contexto da saúde pública. 

Ementa
Conceitos de saúde, processo saúde-doença. Determinantes em saúde. Evolução histórica da saúde pública. Modelos de atenção à saúde no contexto nacional e internacional. Sistema Único de Saúde: princípios organizativos e doutrinários; Leis que regem sua organização e financiamento. Vigilância em saúde. Saúde Pública no Estado do Espírito Santo. Farmácia no contexto da saúde. Inserção social da prática farmacêutica e cuidados com uso de medicamentos. Educação em saúde. 

Bibliografia
1. GOMES, M. J. V. M.; REIS, A. M M. Ciências Farmacêuticas. São Paulo: Atheneu, 2003.4. 752 p. ISBN 85-7307-676-3.  2. ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA, F.N. Epidemiologia  e saúde. 6.ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2003  3. CAMPOS, G. W. S. et al. Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Hucitec, 2006. 

Bibliografia Complementar
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Relação nacional de medicamentos essenciais: Rename. Brasília, DF: Ministério da Saúde.  2. FREIRE, PAULO; GADOTTI, MOACIR; MARTIN, LILIAN LOPES. Educação e mudança. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.  3. MENDES, EUGENIO VILAÇA. Uma Agenda para a saúde. São Paulo: Hucitec, 1996.  4. BRASI, Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências  5. BRASIL, Ministério da Saúde. Programa de Saúde da Família/ Ministério da Saúde Secretaria Executiva Brasília: Ministério da Saúde, 2001. 
Carregando...