Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Gestão Escolar ( ECH16777 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Analisar a Política de Educação Básica no Brasil e no Espírito Santo, propiciando ao licenciando a compreensão e análise crítica da organização escolar brasileira. Conhecer os diferentes momentos históricos da política Educacional no Brasil. Identificar e problematizar os impactos das políticas educacionais no cotidiano da vida escolar e nas identidades dos atores escolares. Propiciar que os alunos se apropriem, numa perspectiva crítica, de conhecimentos essenciais sobre a organização da Educação Básica e a Política Educacional no Brasil, verificando seus impactos nos sistemas de ensino e nas unidades escolares no Espírito Santo. Compreender o financiamento da educação como instrumento de garantia do direito à educação.

Ementa
O sistema educacional brasileiro, sua evolução histórica e suas políticas. Análise da educação escolar no país. As Políticas Educacionais em uma visão histórica e filosófico-social, e sua aplicabilidade na Educação Básica e nos diferentes espaços educativos. A Política Educacional no Estado do Espírito Santo.

Bibliografia
ARENDT, Hannah. O que é política: fragmentos das obras póstumas compilados por Ursula Ludz. Tradução: Reinaldo Guarany. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública . Campinas, SP: Autores Associados, 1997. SANTOS, Pablo Silva Machado Bispo D.  Guia Prático da Política Educacional no Brasil: Ações, planos, programas, impactos - 2ª edição revista e ampliada . (2nd edição). Cengage Learning Brasil, 2015. 344p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788522122042

Bibliografia Complementar
CURY, Carlos R. J. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei 9.394/96 . 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 15-26. CURY, Carlos Roberto Jamil. Os conselhos da educação e a gestão dos sistemas. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (org). Gestão Democrática da Educação: desafios contemporâneos. Petrópolis – RJ: Vozes, 1997. DOURADO, L. F.; PARO, V. H. (orgs.). Políticas públicas e educação básica . São Paulo: Xamã, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. FONSECA, Marília. O Banco Mundial e a gestão da educação brasileira. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (org). Gestão Democrática da Educação: desafios contemporâneos. Petrópolis – RJ: Vozes, 1997. 
Carregando...