Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ( HID17490 )
Unidade:
Departamento de Engenharia Ambiental
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Conhecer os conceitos e as definições básicas da gestão integrada de resíduos sólidos visando o desenvolvimento de ações e soluções para o planejamento de ações em gerenciamento integrado e medição por indicadores de desempenho. Compreender noções de políticas públicas em gestão de resíduos. Entender a sustentabilidade da gestão integrada incluindo estratégias de não geração, redução, reciclagem e reuso. Entender a dinâmica de elaboração de planos de gestão de resíduos (dimensão técnica, econômica, ambiental e social) e produção mais limpa (P+L) na indústria.

Ementa
Conceitos e definições de elementos de gestão de resíduos sólidos descritos na Política Nacional de Resíduos Sólidos.  Panorama Sócio Ambiental.  Instrumentos e ferramentas da Política Nacional de Resíduos Sólidos.  Não geração, Redução, Reutilização e Reciclagem de resíduos sólidos. Produção Mais Limpa aplicado no planejamento de gestão de resíduos.  Plano e Projeto de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos.

Bibliografia
RIBEIRO, Helena et al. Coleta seletiva com inclusão social: cooperativismo e sustentabilidade. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2009. 111 p. (Coleção cidadania e meio ambiente). FRANKENBERG, Claudio Luís Crescente; RAYA-RODRIGUEZ, Maria Teresa; CANTELLI, Marlize (Coord.). Gerenciamento de resíduos e certificação ambiental. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. 399p.SANTAELLA, Sandra Tédde et al. Resíduos sólidos e a atual política ambiental brasileira. Fortaleza, CE: UFC: LABOMAR: Núcleo de Áudiovisual e Multimeios, 2014. 231 p.

Bibliografia Complementar
AIDIS. Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental. Directrices para la Gestion Integrada y Sostenible de Residuos Solidos Urbanos en America Latina y el Caribe. São Paulo: AIDIS/IDRC, 2006. 118 p. BRASIL. Lei 12.305 de Agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dá outras providências. Brasília, 2010. Legislação Federal e marginalia. BIDONE, Francisco Ricardo Andrade; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL; ; PROGRAMA DE PESQUISA EM SANEAMENTO BÁSICO (BRASIL). Residuos solidos provenientes de coletas especiais: eliminação e valorização. Rio de Janeiro: ABES; São Carlos, SP: RiMa, 2001. 218 p. RUSSO, M.A.T. (coord.). Gestão Integrada de Resíduos. Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico de Viana do Castelo/PT. 2012. 210p. RUSSO, M.A.T. (coord.). “Introdução à Compostagem. Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico de Viana do Castelo/PT. 2010. PROSAB. Programa de Pesquisa em Saneamento Básico. Metodologias e técnicas de minimização, reciclagem e reutilização de resíduos sólidos urbanos. Rio de Janeiro: ABES, 1999. 65p.
Carregando...