Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Métodos de Avaliação com TI ( BIO14918 )
Unidade:
Departamento de Ciências Biológicas
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
Espera-se que os futuros professores adquiram, ao longo do curso: -  Familiarização com a teoria e a prática dos variados métodos de avaliação de ensino e aprendizagem; 2.     -  Conscientização, na teoria e na prática, da grande variedade de técnicas de avaliação e atribuição de notas e médias, e de suas implicações em mitigar ou realçar injustiças e imprecisões; 3. - Familiarização com o amplo corpo de sites, técnicas e software para o armazenamento, processamento e geração de informações, e como esses recursos podem ser utilizados em benefício da precisão e da justiça no processo de avaliação; 4.     -  Domínio prático de técnicas variadas em TI para a armazenagem e processamento de informações de texto, numéricas, e de imagens; 5.     -  Domínio prático da linguagem Python, incluindo suas bibliotecas mais comuns (NumPy, SciPy, PIL, etc); 6.     -  Domínio prático das linguagens HTML e CSS, além de noções de JavaScript, para elaboração de websites interativos; 7.     -  Princípios de utilização de um sistema profissional de base de dados 8.     -  Conhecimento de técnicas recentes para o processamento de informação, através de busca ativa durante o desenvolvimento do curso.

Ementa
Em sua primeira parte, o curso aborda a teoria e a prática dos métodos de avaliação de ensino e aprendizagem, incluindo métodos de construção de provas e testes, métodos clássicos e alternativos de avaliação, aplicação de provas, prevenção e como lidar com trapaça (cola), métodos para atribuição de notas & cálculos de médias e suas implicações e consequências, e noções de ética e direitos do professor e alunos. Na segunda parte, o curso passa a focar na experimentação com métodos de avaliação utilizando a TI (Tecnologia da Informação), inclusive avaliações online. São demonstradas e explicadas as técnicas mais atuais de trabalho com informação, e também o uso de técnicas clássicas que permanecem importantes. O curso inclui princípios de história da escrita e da informação e sua relação com a TI; informática e utilização de recursos via Internet; uso de aplicativos avançados para análise de dados; produção e processamento de imagens digitais; e técnicas avançadas de uso de aplicativos de escritório (Word e Excel). Paralelamente, o curso também está focado em fornecer embasamenteo prático para programação em Python, HTML, CSS e JavaScript, e sua integração para a produção de websites interativos para avaliação discente. Há acompanhamento e apresentação das técnicas mais atuais sobre o assunto, à medida em que forem surgindo ou sendo publicadas, ao longo do desenvolvimento do curso.

Bibliografia
COLLISON, S. Desenvolvendo CSS na web: do iniciante ao profissional. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008. xxvi, 333 p. COMMITTEE ON UNDERGRADUATE SCIENCE EDUCATION  Testing and Grading, pp. 39-45. In Science Teaching Reconsidered: A Handbook . National Academy Press, Washington, D.C. 1997 [Capítulo disponível em https://www.nap.edu/read/5287/chapter/7] MARCONDES, C. A. HTML 4.0 fundamental: a base da programação para web. 2ª ed. São Paulo, SP: Érica, 2007. 270 p. MENEZES, N.N.C. Introdução à programação com python: algoritmos e lógica de programação para iniciantes. 2ª ed., rev. e ampl. São Paulo, SP; Novatec, 328 p. 2014 MIRANDA, A; SIMEÃO, E. Ciência da informação: teoria e metodologia de uma área em expansão. Brasília, DF: Thesaurus, 212 p. 2003 OHMER, M. The testing and grading of students. United States of America: Change Magazine, 60 pp. 1976 SILVA, M S HTML 5: a linguagem de marcação que revolucionou a web. São Paulo: Novatec. 320 p. 2011 SVINICKI, M.; MCKEACHIE, W J. Dicas de Ensino. Tradução da 13ª edição americana. Cengage Learning, 2013. 432 pp. 

Bibliografia Complementar
ALVES, F. J. Introdução à linguagem de programação Python. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna. 2013 BASSI, S. A Primer on Python for Life Science Researchers. PLoS Computational Biology , 3(11), 2052-2057. 2007 [http://www.ploscompbiol.org] DOWNEY, A. Think Python. How to Think Like a Computer Scientist. 2nd Edition. Green Tea Press, 2015. 222 pp. [http://greenteapress.com/thinkpython2/thinkpython2.pdf] GAUR, A. A history of writing . Publisher: Cross River Press. LUTZ, M.; ASCHER, D. Aprendendo Python. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman. xvii, 566 p. 2007 LUTZ, M. Learning Python. 5th edition. O'Reilly Ed. 2013. 1541 pp. [Disponível gratuitamente online] NUMPY COMMUNITY . NumPy User Guide. 2017. 131 pp. [https://docs.scipy.org/doc/numpy-1.11.0/numpy-user-1.11.0.pdf]. SCIPY COMMUNITY . SciPy Reference Guide. 2017. 2115 pp. [https://docs.scipy.org/doc/ scipy-1.0.0/scipy-ref-1.0.0.pdf]. SHIPMAN, J. W. Python Imaging Library (PIL). New Mexico Tech, Computer Center. 2016. 12 pp. [http://infohost.nmt.edu/tcc/help/pubs/pil.pdf]
Carregando...