Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Currículo e Formação Docente ( VET14518 )
Unidade:
Departamento de Medicina Veterinária
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender o conceito de currículo como uma construção histórico-cultural;Contextualizar o currículo nas políticas nacionais de educação;Identificar as implicações dos currículos prescritos no cotidiano escolar;Reconhecer a importância e o papel da formação docente na educação escolar;Identificar a importância da dimensão ética e da dimensão estética no exercício da docência.Realizar atividade de extensão no contexto educacional, focalizando a temática currículo escolar.

Ementa
Fundamentos do currículo. Principais enfoques curriculares. Formação para a docência. Ética e Estética no exercício profissional do educador. Prática de extensão. 

Bibliografia
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006. APPLE, Michael W. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.  HERMANN, Nadja.Ética e estética: a relação quase esquecida. 2005. Disponível em: <http://www.pucrs.br>. KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU: EDUSP, 1987. SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

Bibliografia Complementar
ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (Org.). O Sentido da escola. 5. ed. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2008. 2 CARDOSO, Maria Helena Fernandes; VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Escola fundamental: currículo e ensino. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995. ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (Org.). FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan; COSTA, Alessandra David Moreira da; SICCA, Natalina Aparecida Laguna (Org.). Currículo, história e poder. Florianópolis, SC: Insular, 2006.  HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.  LUDKE, Menga (Coord.). O Professor e a pesquisa. 7. ed. Campinas: Papirus, 2011.
Carregando...