Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Didática ( VET14513 )
Unidade:
Departamento de Medicina Veterinária
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Refletir sobre o papel da didática e das práticas educacionais para a formação do docente. Conhecer as teorias pedagógicas e a sua relação com a prática docente. Relacionar o conhecimento didático com a sua área de conhecimento. Refletir sobre o planejamento escolar para a prática docente. Conhecer os componentes do planejamento de ensino: objetivos, conteúdos, metodologia, recurso, avaliação. Elaborar plano(s) de ensino a partir dos componentes do planejamento de ensino. Refletir sobre a relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem. Identificar a importância da dimensão ética no exercício da docência.

Ementa
A didática, as práticas educacionais e a pesquisa na formação docente. Teorias pedagógicas na prática docente. Componentes do processo de ensino e de aprendizagem: planejamento, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, avaliação e relação professor-aluno. Ética no exercício profissional do educador. 

Bibliografia
FARIAS, Isabel Maria Sabino de, et al. Didática e docência : aprendendo a profissão. Brasília: Liber, 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia : saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 2013. LIBÂNEO, José Carlos. Didática . São Paulo: Cortez, 1994. MALHEIROS, Bruno Taranto. Didática geral. Rio de Janeiro: LTC, 2012. RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha.  A formação do professor na relação ética da teoria com a prática: uma questão de responsabilidade social universitária. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n. esp., p.25-43, jul./dez. 2013. Disponível em: /online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/download/2855/2993>.

Bibliografia Complementar
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar . São Paulo: Cortez, 1998. DIAZ BORDENAVE, Juan E.; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 31. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2011. MELO, Alessandro de; URBANET, Sandra Terezinha. Fundamentos de didática . Curitiba: Ibpex, 2007. MASETTO, Marcos T. Didática : a aula como centro. São Paulo: FTD, 1997.
Carregando...