Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Dependência Química ( MED14418 )
Unidade:
Departamento de Clínica Médica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
A importância do tratamento da dependência de substancias psicoativas (SPA) passou a exigir atenção especial, reconhecendo-se a necessidade de aperfeiçoamento do aluno de medicina ainda durante a sua formação. Os objetivos da disciplina são: • Fornecer ao aluno conhecimentos conceituais da dependência química, padrões do consumo de drogas, critérios diagnósticos de abuso e dependência, avaliação inicial e abordagens; • Possibilitar ao aluno a partir da experiência teórica ampliar o conhecimento quanto a dinâmica dos contextos que envolvem a prevenção e os cuidados quanto ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, compreendendo o funcionamento da rede de atenção psicossocial (RAPS), entendendo os níveis de intervenção; • Fornecer as bases das técnicas motivacionais (ambivalência e estágios de prontidão), técnicas para o manejo e gerenciamento de casos; • Fornecer informações sobre o modelo teórico do processo de recaída, identificação de situações de risco inter e intrapessoal e o desenvolvimento de comportamento positivo e saudável para substituir aqueles associados com o abuso e dependência de substâncias e reforçar o não uso como ponto de partida para modificação de um estilo de vida; • Tratamento farmacológico da dependência química; • Avaliação e compreensão do contexto, valores, crenças, emoções e comportamentos dos membros da família, objetivando a orientação e a participação da família.

Ementa
Abordagem geral do dependente químico. Políticas em dependência de álcool, tabaco e outras drogas. A Rede de atenção psicossocial (RAPS). Os centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Atenção em Álcool e outras drogas (CAPS AD). Comorbidades em Dependência Química. Intervenção Breve. Entrevista Motivacional. Prevenção de recaída. Tratamento farmacológico da dependência química. Abordagem familiar em dependência química.

Bibliografia
1) FIGLIE, N.B. Aconselhamento em dependência química 3. ed. São Paulo: Roca, 2018. Ebook 2) DIEHL A, CORDEIRO D.C., LARANJEIRA R. Dependência química: prevenção, tratamento e políticas públicas. Porto Alegre: Artmed, 2011.Ebook 3) DIEHL ET AL. Tratamentos farmacológicos para dependência química: da evidência científica à prática clínica. Porto Alegre: Artmed, 2010. Ebook 4) PAYÁ, R. Intervenções familiares para o abuso e dependência de álcool e outras drogas - 1. ed. - Rio de Janeiro: Roca, 2017- Ebook

Bibliografia Complementar
1) STHAL, S.M. Psicofarmacologia -Bases Neurocientíficas e Aplicações Práticas. 4ª edição. Editora Guanabara Koogan, 2014. 2) KAPLAN, H.I; SADOCK, Compêndio de Psiquiatria. 9ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 3) LARANJEIRA, R., CORDEIRO, D. C., DIEHL, A. Guia de prescrição em psiquiatria: transtorno por uso de substâncias. 1. ed. São Paulo, SP: Casa Leitura Médica, 2010. 4) FIGLIE, N.B. Aconselhamento em dependência química 3. ed. São Paulo: Roca, 2018. 5) DIEHL A, CORDEIRO D.C., LARANJEIRA R. Dependência química: prevenção, tratamento e políticas públicas. Porto Alegre: Artmed, 2011.
Carregando...