Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II ( DBI14555 )
Unidade:
Departamento de Biologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
200
Número de Créditos:
11

Objetivos
Proporcionar ao licenciado a vivência de diferentes formas de atuação no contexto escolar, visando favorecer ao seu desenvolvimento profissional não só na dimensão da sala de aula. Nesse sentido, o estágio curricular supervisionado objetivará especificamente: a) propiciar a inserção do aluno do curso de licenciatura na escola, locus primeiro de sua atuação como professor; b) criar condições para uma inter-relação mais efetiva entre teoria e prática no processo formativo do licenciando; c) estimular a reflexão sobre o contexto escolar a partir de pesquisa sistemática. Desenvolver atividades visando a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão.

Ementa
Propiciar ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissionalrelativos às diversas dimensões da dinâmica escolar. Inserção do aluno na realidade do sistema educacional, por meio de vivência da situação de docência no Ensino Médio. Desenvolvimento de atividades de caráter teórico-prático para o ensino de Biologia, compostas de: (a) aulas presenciais na Universidade, visando troca de experiências, reflexões, análises e produções escritas e (b) estágio de docência em escolas ou outros espaços educativos, visando à observação, interação com a comunidade escolar, elaboração de planejamentos pedagógicos, docência, avaliações e ações extracurriculares. Um percentual de 30,0 % da disciplina (60 horas) será destinado ao desenvolvimento de atividades de extensão universitária.

Bibliografia
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência . 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2004. 296p. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia . 4ª ed. Editora EDUSP, 2004, 200p. GEBRAS, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores . 1ª ed. Editora Avercamp, 2006. 128p.

Bibliografia Complementar
COVRE, M. L. M. Formação do professor, formação do aluno . 1ª ed. Editora Expressão e Arte, 2008. 104p. BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 16º edição. Editora Vozes. 1995. 312 p. ANDRADE, L.; SOARES, G.; PINTO, V. Oficinas Ecológicas: uma proposta de mudanças. 2ª ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1995. 132p. ARMANDO, M.; ARAUJO, M. C. P. de.  Práticas de biologia para uma ciência viva.  Ijuí, RS: UNIJUI, 1996. Não paginado MARANDINO, M; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1º edição. Cortez Editora, 2009, 215p.
Carregando...