ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa . São Paulo: Pioneira, 2001.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático . 2ª. Ed. Trad. Pedrinho A. Guareschi, Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, 516p.
CHASSOT, Á. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5ª ed. Ijuí, RS. Ed. UNIJUÍ, 2011. 368 p.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNANBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4ª ed. São Paulo, SP. Cortez, 2011. 364 p.
DINIZ, R.; NARDI, R.; BASTOS, F. Pesquisas em ensino de ciências: contribuições para a formação de professores. 1ª edição. Editora Escrituras, 2004.
MALHEIROS, B. M. Metodologia da Pesquisa em Educação . Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2011.
MARANDINO, M. (Org.) et al. Ensino de Biologia: Conhecimentos e Valores em Disputa. Niterói: Ed. Eduff, 2005.
PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor : profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre, Artmed, 2002. 232 p.
SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. (Org.). A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias . Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
SEVERIANO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico . 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TEIXEIRA, P.M.M. (Org.). Ensino de Ciências: Pesquisas e reflexões . Ribeirão Preto, Holos, 2006.