Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pesquisa em Educação no ensino de Ciências e Biologia ( DBI14524 )
Unidade:
Departamento de Biologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Propiciar ao licenciando conhecimentos, tanto teóricos quanto práticos, referentes à elaboração e execução de projetos de pesquisa na área da educação, com ênfase no ensino de Biologia, assim como as formas de publicação em congressos ou revistas especializadas; Discutir elementos teórico-metodológicos e diferentes enfoques da pesquisa sobre, com e para a prática pedagógica, com ênfase no ensino de Biologia. Desenvolver atividades visando a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão.

Ementa
A pesquisa em educação. Pesquisa, Formação e Prática docente no ensino de Ciências e Biologia. Análise das principais linhas temáticas de pesquisa no campo do ensino de Ciências e Biologia no Brasil, além de temas interdisciplinares, como, educação e inclusão e educação no campo, dentre outros. Procedimentos metodológicos para a pesquisa em educação. Bases teóricas e práticas para planejamento, elaboração e execução de projeto de pesquisa na área de ciências e biologia em escolas de Ensino Básico. Diretrizes para publicação de resumos, relatórios e artigos em congressos ou revistas especializadas. Um percentual de 33,3 % da disciplina (30 horas) será destinado ao desenvolvimento de atividades de extensão universitária.

Bibliografia
ANDRÉ, M. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores . Campinas, SP: Papirus, 2001. 143 p. GIL, A. T. Como Elaborar Projetos de Pesquisa . 5º edição. Editora Atlas, 2010.184 p. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa . 5° ed. São Paulo: Atlas, 2002. SANTOS-FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. (Org.) Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade . SP: Cortez, 2001.

Bibliografia Complementar
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa . São Paulo: Pioneira, 2001. BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático . 2ª. Ed. Trad. Pedrinho A. Guareschi, Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, 516p. CHASSOT, Á. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5ª ed. Ijuí, RS. Ed. UNIJUÍ, 2011. 368 p. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNANBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4ª ed. São Paulo, SP. Cortez, 2011. 364 p. DINIZ, R.; NARDI, R.; BASTOS, F. Pesquisas em ensino de ciências: contribuições para a formação de professores. 1ª edição. Editora Escrituras, 2004. MALHEIROS, B. M. Metodologia da Pesquisa em Educação . Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2011. MARANDINO, M. (Org.) et al. Ensino de Biologia: Conhecimentos e Valores em Disputa. Niterói: Ed. Eduff, 2005. PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor : profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre, Artmed, 2002. 232 p. SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. (Org.). A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias . Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. SEVERIANO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico . 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. TEIXEIRA, P.M.M. (Org.). Ensino de Ciências: Pesquisas e reflexões . Ribeirão Preto, Holos, 2006.
Carregando...