Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Prática de ensino em Biologia ( DBI14523 )
Unidade:
Departamento de Biologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Subsidiar e preparar os licenciandos na elaboração de Programas de Biologia e promover junto a eles a vivência da prática docente; Proporcionar ao aluno o exercício da competência ética, compromissado como o aspecto sócio-pedagógico. Desenvolver atividades visando a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão.

Ementa
Reflexão da situação atual do ensino de Biologia no ensino médio e suas tendências. Análise de documentos norteadores (PCNEM; currículos básicos; livros didáticos, e outros). Estudo dos processos de ensino-aprendizagem em Biologia. Análise das abordagens metodológicas do ensino de Biologia no ensino médio. Análise e elaboração de diferentes recursos e materiais didáticos para as principais modalidades didáticas. Planejamento e realização de experimentos e atividades práticas de Biologia que possam ser desenvolvidos em sala de aula, laboratórios e em espaços formais de ensino. Atividades de campo em espaços não-formais de ensino, tais como, museus e unidades de conservação. Reflexão do papel do ensino de biologia em projetos interdisciplinares, educação e inclusão, e educação no campo. Aplicação de instrumentos didáticos produzidos durante a disciplina em aulas das 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio do Ensino Básico. Um percentual de 33,3 % da disciplina (30 horas) será destinado ao desenvolvimento de atividades de extensão universitária.

Bibliografia
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 16º edição. Editora Vozes. 1995. 312 p. CUNHA,M. O bom professor e sua prática . São Paulo: Papirus,1989. 159 p. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia . 4ª edição. Editora EDUSP, 2004, 197p.

Bibliografia Complementar
ANDRADE, L.; SOARES, G.; PINTO, V. Oficinas Ecológicas: uma proposta de mudanças. 2ª ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1995. 132p. ARMANDO, M.; ARAUJO, M. C. P. de.  Práticas de biologia para uma ciência viva.  Ijuí, RS: UNIJUI, 1996. Não paginado FIALHO, N. N. Jogos no ensino de Química e Biologia . 1ª edição. Editora IBPEX, 2007. 151 p. GASPAR, A. Experiências de ciências. 2º edição. Editora LF. 2014. 235 p. MARANDINO, M; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1º edição. Cortez Editora, 2009, 215p. SANTORI, R. T.; SANTOS, M. G. Ensino de Ciências e Biologia: um manual para elaboração de coleções didáticas. 1º edição. Editora Interciência. 2015. 214 p. VEIGA, I. P. A. (org.) et al. Técnicas de ensino: por que não? 21º edição. Papirus Editora. 2011. 159 p.
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