Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Prática de ensino em Ciências da Natureza II ( DBI14522 )
Unidade:
Departamento de Biologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
O objetivo da disciplina é instrumentalizar, de forma teórico-prática, o futuro educador para organizar ambientes pedagógicos na educação formal e não formal, com ênfase na análise e no desenvolvimento de sequências didáticas e materiais que facilitem o ensino de Ciências de forma coerente com as linhas temáticas atuais para a área. Planejar, propor materiais e utilizar espaços didáticos, analisar experimentos no ensino formal (sala de aula, laboratório escolar) e não formal de Ciências (museu, jardim botânico, unidade de conservação) incluindo os espaços abertos pela tecnologia da informação. Desenvolver atividades visando a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão.

Ementa
Promover reflexões sobre temas pertinentes à formação do professor que atuará no ensino de Ciências nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Desenvolver no licenciando habilidades como criatividade, organização e senso crítico para planejamento, execução e avaliação de sequências didáticas e instrumentos práticos e lúdicos. Reflexão do papel do ensino de Ciências em projetos interdisciplinares com temas transversais, com atividades de campo e outros tipos de excursões didáticas apropriadas para os anos finais do Ensino Fundamental. Um percentual de 33,3 % da disciplina (30 horas) será destinado ao desenvolvimento de atividades de extensão universitária.

Bibliografia
CAMPOS, Maria Cristina da Cunha; NIGRO, Rogério G. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação . São Paulo. Editora FTD, 1999. 190 p. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo, SP. Cengage Learning, 2012. 154 p. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNANBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos . 4ª ed. São Paulo, SP. Cortez, 2011. 364 p.

Bibliografia Complementar
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Celso Antunes. Petrópolis, RJ. Vozes, 1998. 295 p. CHASSOT, Áttico Inácio. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação . 5ª ed. Ijuí, RS. Ed. UNIJUÍ, 2011. 368 p. CRESTANA, Silvério. Educação para a ciência: curso para treinamento em centros e museus de ciência . Silvério Crestana (coord.) São Paulo. Editora Livraria da Física, 2001. 676 p. Espírito Santo. Secretaria de Educação Ensino Fundamental Anos Finais: Área Ciências da Natureza. Vitória SEDU 2009. 104 p. Currículo Básico Escola Estadual ; v. 01 BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017: ciências – Ensino fundamental anos finais. Brasília, DF, 2016. 115 p.
Carregando...