Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Prática de ensino em Ciências da Natureza I ( DBI14521 )
Unidade:
Departamento de Biologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Promover reflexões sobre temas pertinentes à formação do professor que atuará em Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental. Desenvolver habilidades como criatividade, organização e senso crítico para planejamento, execução e avaliação de sequências didáticas utilizando instrumentos práticos e lúdicos, bem como para atividades de campo e outros tipos de excursões didáticas apropriadas para tais segmentos educacionais. Desenvolver atividades visando a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão.

Ementa
Análise da situação do ensino de Ciências da Natureza na Escola de Ensino Fundamental. Análise das abordagens metodológicas, elaboração e aplicação de materiais didáticos para o ensino de Ciências nos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Reflexão do papel do ensino de Ciências em projetos interdisciplinares e temas transversais. Estudo dos processos de ensino-aprendizagem, planejamento e realização de experimentos e atividades práticas de Ciências que possam ser desenvolvidos em sala de aula, laboratórios, campo e espaços não formais de ensino, como museus e unidades de conservação. Um percentual de 33,3 % da disciplina (30 horas) será destinado ao desenvolvimento de atividades de extensão universitária.

Bibliografia
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNANBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos . 4ª ed. São Paulo, SP. Cortez, 2011. 364 p. CAMPOS, Maria Cristina da Cunha; NIGRO, Rogério G. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação . São Paulo. Editora FTD, 1999. 190 p. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo, SP. Cengage Learning, 2012. 154 p.

Bibliografia Complementar
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Celso Antunes. Petrópolis, RJ. Vozez, 1998. 295 p. CHASSOT, Áttico Inácio. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação . 5ª ed. Ijuí, RS. Ed. UNIJUÍ, 2011. 368 p. CRESTANA, Silvério. Educação para a ciência: curso para treinamento em centros e museus de ciência . Silvério Crestana (coord.) São Paulo. Editora Livraria da Física, 2001. 676 p. ESPÍRITO SANTO. Secretaria de Educação Ensino Fundamental Anos Finais: Área Ciências da Natureza. Vitória SEDU 2009. 104 p. Currículo Básico Escola Estadual ; v. 01
Carregando...