Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Fundamentos da Indústria Moveleira ( DEF17381 )
Unidade:
Departamento de Ciências Florestais e da Madeira
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conhecer a evolução do design de mobília no Brasil e no Mundo, fazendo a relação do mobiliário com a arquitetura da época. Relacionar questões próprias à natureza do móvel para estabelecer um diálogo entre sua funcionalidade, design universal; ecodesign e sustentabilidade. Entender a importância do engenheiro industrial madeireiro no mercado de móveis, não apenas na produção de móveis, como também alimentando o setor com as matérias-primas. Entender a relação da indústria moveleira do Estado do Espírito Santo com o panorama nacional; assim como os principais pólos moveleiros; e Indicadores econômicos.

Ementa
Características da atividade moveleira no Brasil; Evolução do móvel de madeira no Brasil; Matérias-primas principais; Matérias-primas alternativas; Processos de produção de móveis; Fatores inerentes aos processos de produção; Móveis com Design Universal; Ecodesign e Sustentabilidade; Principais pólos moveleiros; e Indicadores econômicos.

Bibliografia
ARRUDA, Guilherme. Desafios e Evolução da Indústria Brasileira do Mobiliário, Curitiba: Editora Alternativa, 1997. Disponível em:    https://www3.eco.unicamp.br/neit/images/stories/arquivos/RelatorioABDI/moveleira_vol-III_junho2009.pdf COUTINHO, L. e FERRAZ, J. C. Estudo da Competitividade da indústria Brasileira de Móveis de madeira.  Campinas, 1994.  Ed. Papirus, 87p.  Disponível em:http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ci000038.pdf FERREIRA, M. J. B. Indústria de Móveis: Diagnóstico e propostas para o incremento da Competitividade Industrial com Base no Design, Campinas, 1997, UNICAMP.  97p.

Bibliografia Complementar
FRANCO, A. A evolução do móvel residencial seriado em madeira reconstituída. 2010. 212 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.  IEMI. Instituto de Pesquisa e Inteligência de Mercado. Disponível em: https://www.iemi.com.br/analise-de-concorrencia/  LEON, E. (org.). Michel Arnoult, design e utopia: móveis em série para todos. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2016.  LIMA, M. Introdução aos materiais e processos para designers. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006.  MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. São Paulo: Edusp, 2011.
Carregando...