Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Processamento Mecânico da Madeira II ( DEF17378 )
Unidade:
Departamento de Ciências Florestais e da Madeira
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
2

Objetivos
Saber o papel e a importância das unidades de usinagem no contexto da produção da indústria madeireira. Planejar a instalação e o funcionamento de uma unidade de usinagem. Discernir as técnicas e operações de usinagem da madeira e derivados adequados a cada realidade produtiva, de acordo com o produto final, isto é, máquinas e equipamentos, matéria-prima, automação, condições operacionais e mão de obra. Interferir positivamente no processo de usinagem da madeira e derivados, embasado na compreensão das variáveis e fatores relacionados, visando ao seu desenvolvimento racional, com viabilidade técnica e econômica. Identificar os principais problemas relacionados com o processo de usinagem da madeira e derivados que interferem na qualidade final do produto, visando mitigar ou eliminar suas causas. Capacitar o profissional a planejar e gerenciar a produção de uma unidade de usinagem. Desenvolvimento de atividades visando a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão.

Ementa
Cadeia produtiva do processamento mecânico da madeira: conceitos e dados do setor; Máquinas e operações de usinagem; Ferramentas de corte: geometria e materiais; Movimentos de usinagem; Qualidade das superfícies usinadas; Desgaste de ferramentas de corte; Planejamento da manutenção de máquinas e ferramentas de corte. Visita técnica. Um percentual de 13,3% da disciplina (6 horas) será destinado ao desenvolvimento de atividades de extensão universitária.

Bibliografia
PEÑA, Santiago Vignote; ROJAS, Isaac Martínez. Tecnología del corte de la madera. In. PEÑA, Santiago Vignote; ROJAS, Isaac Martínez. Tecnología de la madera . Madrid: Mudiprensa, 2006. cap. 12. p. 345 – 405. VITAL, Benedito Rocha. Planejamento e operação de serrarias . Viçosa: Editora UFV, 2008. VITAL, Benedito Rocha. Planejamento e operação de serrarias . Viçosa: Editora UFV, 2008.  WEISSENSTEIN, C. Afiação de ferramentas para usinar a madeira e seus derivados . Bento Gonçalves: SENAI/CETEMO, 1997.

Bibliografia Complementar
CSANÁDY, E.; MAGOSS, E. Mechanics of wood machining . 2. ed. Heideliberg: Springer, 2013. 199 p. DAVIM, João Paulo (Ed.). Wood Machining . London: ISTE; Hoboken: John Wiley & Sons, 2011. 275 p. HOADLEY, R. Bruce. Understanding wood : a craftsman’s  guide to wood technology. Newtown: The Taunton Press, 2000. 280 p. LUCAS FILHO, Fernando Cardoso. Análise da usinagem da madeira visando a melhoria de processos em indústrias de móveis . 2004. 176 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção – Gestão do Design e do Produto), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: /repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/87044/204100.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 17 out. 2017. NÉRI, Antônio Carlos. Parâmetros de corte na usinagem de madeiras de reflorestamento . 2003. 141 f. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola – Construções Rurais), Faculdade de Engenharia Agrícola, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. 
Carregando...