Objetivos:
Favorecer aos estudantes conhecimentos teóricos necessários para a compreensão da psicologia enquanto uma disciplina científica dedicada ao estudo do indivíduo e suas interações sociais;
Favorecer conhecimentos metodológicos necessários para compreender os procedimentos científicos que permitem a realização de pesquisas e a consequente contribuição destas para a construção do conhecimento científico;
Favorecer reflexões sobre as implicações éticas da realização de pesquisas considerando todas as suas etapas e abarcando desde o seu delineamento até sua comunicação para a comunidade.
Habilidades:
1. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios técnicos na área da Psicologia.
2. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos.
3. Analisar trabalhos de pesquisa identificando o objetivo, a(s) hipótese(s), o método utilizado, as variáveis estudadas, a técnica de coleta e análise dos dados.
4. Utilizar método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica.
5. Planejar e realizar diferentes modalidades de entrevistas, de acordo com os objetivos a serem alcançados e de forma apropriada aos contextos envolvidos.
6. Utilizar os recursos da Matemática, da Estatística e da Informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.
7. Identificar elementos que permitam nortear por princípios éticos suas ações na produção e divulgação de pesquisas.
Competências:
1. Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
2. Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
3. Elaborar relatos científicos e outras comunicações, inclusive material de divulgação;
4. Apresentar trabalhos e discutir idéias em público;
5. Coordenar ou elaborar, avaliar e desenvolver projetos de pesquisa.
Eixos estruturantes:
1. Fundamentos teórico-metodológicos.
2. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional.
3. Práticas profissionais.