Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ORGANIZACAO INDUSTRIAL ( ECO03721 )
Unidade:
Departamento de Economia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Apresentar um arcabouço teórico alternativo à teoria neoclássica para tratar do âmbito microeconômico do capitalismo contemporâneo, centrado na noção de concorrência nos mercados oligopólicos. Nesses mercados, as decisões dos agentes econômicos, relativas à formação de preços, custos e margens de lucro, tomadas frente à incerteza de seus resultados, são interdependentes e afetam o ambiente econômico. Partindo da crítica à teoria neoclássica da concorrência, apresenta os principais autores da chamada Organização Industrial (OI), que contribuíram para a formulação de uma teoria da dinâmica dos mercados e da atuação das empresas capitalistas. Finalmente, serão discutidos alguns tópicos especiais, com destaque para as contribuições dos autores neo-schumpeterianos, cujo tema central é o papel das inovações na dinâmica das economias capitalistas.

Ementa
Concentração e centralização do capital; objetivos e potencial de crescimento das firmas; estratégias de crescimento; a internacionalização do capital. Estudos sobre a estrutura industrial brasileira.

Bibliografia
Kupfer & Hasenclever (2002), Introdução Possas (1989), cap. 1, 2 e 4 SchumPeter (1943), cap. 7 e 8 Sraffa (1926)    

Bibliografia Complementar
Chamberlin (1933), cap. 4 e 5 (até parte 3) Hall & Hitch (1939) Kalecki (1954), cap. 1 Robinson (1953) Sylos-Labini (1956), cap. 2 e 3
Carregando...