Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
ESTUDOS DE PUBLICO DA INFORMACAO ( ARV04452 )
Unidade:
Departamento de Arquivologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
3. OBJETIVO GERAL: Levar o aluno a adquirir conhecimentos básicos sobre estudos de usuários e sua aplicação no planejamento e desenvolvimento de serviços, a fim de otimizar a ação das unidades de informação; Proporcionar uma visão das pesquisas sobre usuários. 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Capacitar e exercitar o aluno nos métodos e técnicas para estudos dos usuários que lhe permitam elaborar e executar projetos dirigidos a grupos específicos de usuários .

Ementa
Indivíduo e seu ambiente sóciocultural. Informação e construção de cidadania. Estudos dos elementos psicossociais do grande público da cultura. Marketing Cultural.

Bibliografia
ANDREASEN, Alan R. (2002). Ética e Marketing social: como conciliar os interesses do cliente, da empresa e da sociedade numa ação de marketing. São Paulo, Editora Futura. ANDERSON, Cris.(2006) A cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nincho. Rio de Janeiro, Campus. CASTELLS, Manuel. (2003) A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. CASTELLS, Manuel. (2002) A sociedade em Rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura – Volume 1. São Paulo: Paz & Terra. LEVINE, Rick. (2004) O manifesto da economia digital: o fim dos negócios como conhecemos. Rio de Janeiro, Campus. LÉVY, Pierre.(1997) O que é o virtual? São Paulo: 34. SINA, Amalia e BAPTISTA de Souza, Paulo Sérgio. (1999).  Marketing social: uma oportunidade para atuar e contribuir socialmente no Terceiro Setor. São Paulo, Crescente Editorial.

Bibliografia Complementar
ALLEN, Robert (ed.). (1987). British cultural studies and television. Channels of discourse. Television and Contemporary Criticism, The university of North Carolina press. BALLE, Francis. (2012) Medias e societe. Paris, Montchrestien. BRADLEY, Raymond e SWARTZ, Norman. (1979), Possible Worlds: An Introduction to Logic and its Philosophy. Oxford: Basil Blackwell. BRAGA, José Luiz (org.). (2005). A encenação dos sentidos: mídia, cultura e política. Rio de Janeiro, Diadorim/Compôs. CHOMSKY, N. et HERMAN, E.S. (1987). Manufacturing consent. New York, Pantheon Books. COLE,R.R. (2006). Communication in Latin América. Washington, Jaguar Books. FIGUEIREDO, Marcus (2000). Mídia, Mercado de Informação e Opinião Política. In Informação e Sociedade. Rio de Janeiro: EdUERJ. Pp.39-46. GOHN, Maria da Glória. Mídia, Terceiro Setor e MST - Impactos sobre o futuro das cidades e do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. 182p. GRAMSCI, Antonio. (1978). Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira. GUIMARÃES, César e JUNIOR, Chico (Orgs.), (2000). Informação e democracia, Rio de Janeiro, EdUERJ. KRAMER, G. H. (1971), "Short-Term Fluctuations in U. S. Voting Behavior". APSR. Vol. LXV, nº 1. Mar: 131-143. LANG, Gladys Engel e LANG, Kurt. (1983), The Battle for Public Opinion: the President, the Press, and the Polls During Watergate. New York: Columbia University Press. LANOUE, David, J. (1994), "Retrospective and Prospective Voting in Presidential Year Elections" Political Research Quarterly. Vol. 47. Mar: 193-205. LATTMAN-WELTMAN, Fernando (1992). Imprensa e sociedade brasileira: a economia do discurso público. Trabalho apresentado no GT Sociologia da cultura brasileira no XVI Encontro Anual da ANPOCS. Caxambú, 20/23 de outubro. LIPSET, Seymour M e ROKKAN, Stein. (1967), Party Systems and Voter Alignments. New York, The Free Press. LOCKERBIE, B. (1991), "Prospective Economic Voting in U.S. House Elections, 1956-88". Legislative Studies Quarterly 16. Vol. 16: 239-261. MARTIN-BARBERO, Jesús. (2007). Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro, Editora UFRJ. MARTIN-BARBERO, Jesus & REY,Germán, (2001). Os exercícios do ver. São Paulo: SENAC. NOGUEIRA JÚNIOR, D. (2003). L`interférence des mouvements sociaux dans l`ordre du jour des médias: le cas du mouvement des sans-terre au Brésil entre avril 1996 et avril 1997. thèse de docteur présentée à l' Université Panthéon – Assas, Paris. PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. (2004).Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. 3.ed. Petrópolis: Vozes. TARROW, S. (1994). The power of movements, Cambrige, Univ. Press. THOMPSON, J.B. (1995). The Media and modernity. Stanford, .Stanford Univ. Press. TOURAINE, A . ( 1997). Podremos vivir juntos? Buenos Aires, Fondo de cultura Económica. TOURAINE, A . (1998). “ Do social movement exist?”, in international congress of the ISA. Montreal. WOLF, M. (2007) Teorias da Comunicação. Lisboa, Presença.
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