Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução a Filosofia ( FIL05062 )
Unidade:
Departamento de Filosofia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1. Analisar o surgimento da filosofia, a partir do contexto histórico-cultural em que está inserida, de modo a diferenciar o conhecimento filosófico de outras formas de conhecimento. 2. Discutir as principais mudanças ocorridas na forma de pensar a realidade introduzidas pela filosofia. 3. Compreender, em linhas gerais, a significação e o escopo da filosofia.

Ementa
Apresentação do que é a filosofia, a partir do estudo acerca da origem do pensamento filosófico e de seus desdobramentos na história do Ocidente. Distinção entre o pensamento filosófico e os demais modos de pensar a realidade.

Bibliografia
BORNHEIM, G (org.). Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1998. FOLSCHEID, D.; WUNENBURGER, J.-J. Metodologia filosófica. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1997. VERNANT, J.-P. Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica. Tradução de Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990

Bibliografia Complementar
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática 1988. GOLDSCHMIDT, V. Tempo histórico e tempo lógico na interpretação dos sistemas filosóficos. In: A religião de Platão. Tradução de Ieda e Oswaldo Porchat Pereira. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970. Pp. 139-147. HEIDEGGER, M. Que é isto – a filosofia? In: Conferências e escritos filosóficos. Tradução de Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural, 1974. Pp. 204-222. JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. Tradução de Arthur Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 1994. KIRK, G. S.; RAVEN, J. E. Los filósofos presocráticos: historia crítica com selección de textos. Versión Española de Jesús García Fernandez. Barcelona (Espanha): Gredos, 2008.
Carregando...