Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
MONITORAMENTO AMBIENTAL ( DEA04785 )
Unidade:
Departamento de Engenharia Ambiental
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Desenvolver estudos de planejamento ambiental;  Desenvolver programas de gestão ambiental; Participar em atividades relacionadas com planejamento e gestão ambiental. Participar em atividades relacionadas com planejamento e gestão de recursos hídricos, resíduos sólidos, saneamento e dos recursos atmosféricos

Ementa
Qualidade e poluição ambiental; Desenvolvimento econômico versus qualidade ambiental; Usos dos recursos naturais e impactos; Fontes e caminhos da poluição; Variação temporal e espacial da qualidade ambiental; Avaliação versus monitoramento; Padrões de qualidade de água e de efluentes; Monitoramento de água e solo; Monitoramento de águas superficiais e subterrâneas e equipamentos; Características hidrodinâmicas, hidrológica, físico-química e biológica de corpos receptores; Seleção de variáveis para monitoramentos relacionados com efluentes de origem doméstica e industrial; Utilização de Materiais Particulados e Material Biológico; Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente 357/2005; Características meteorológicas relacionadas com a poluição atmosférica; Dispersão de poluentes na atmosfera; Padrões de emissões e de qualidade do ar; Monitoramento de emissões e de qualidade do ar e percepção de odores e equipamentos.

Bibliografia
ABRH. Hidrologia para a Gestão de Pequenas Bacias Hidrográficas–ABRH/FINEP- 2001 BIDONE, F.R.A. e POVINELLI, J. Conceitos básicos de Resíduos Sólidos. EESC USP, Projeto REENGE, 1999. BRASIL.Lei nº 357/05, Dispõe sobre a qualidade das águas nacionais. Disponível em: . Acesso em 2005. Canter, L. W. (1996): Environmental Impact Assessment. 2nd. Ed., McGraw-Hill, New York. Castelano, Gabriela E. e Chaudrhry, Fazal H., Desenvolvimento Sustentado : Problemas e Estratégias, Fundação EESC-USP, 2000. CETESB. Relatório de qualidade do ar do Estado de São Paulo. São Paulo, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, 2003. CETESB. Compilação dos fatores de emissão de poluição do ar. São Paulo, DCPAR/CETESB, 1980. CETESB, Guia de Coleta e Preservação de Amostras, 1989, ASCETESB, São Paulo. Clark, J.W, Warren Viessman, Jr. e Hammer, M.J., 1977, Water Supply and Pollution Control, Third Edition, Harper & Row, New York Mendonça, Antonio Sérgio F., Apostila do Curso ABES (Joinville, Manaus, Belém e Cuiabá) – Bases Técnicas para a Outorga e Cobrança pelo Uso da Água, ABES, 2003. Mendonça, Antonio Sérgio F. e Gastaldini, M.do C., Qualidade de Água ,Capítulo 15 do livro Hidrologia Aplicada à Gestão de Bacias Hidrográficas. FINEP/ABRH, 2001 Mendonça, Antonio Sérgio F. e Gusman Jr., Aplicação de modelos computacionais de qualidade de água em estudo de autodepuração dos mananciais da Grande Vitória. Proceedings Symposium Pollution in Large Cities, Veneza/Pádua, Itália, 1995, pp 74-86. Mendonça, Antonio Sérgio F. e Póvoa, R.L., Monitoramento da Qualidade de Água da Grande Vitória, 1991, Anais do Congresso da ABES, Goiânia. Tebbutt, T.H.Y., Principles of Water Quality Control, Fourth Edition, 1992, Pergamon Press, Oxford, Inglaterra. UNESCO, WHO e UNEP, Water Quality Assessment, 1992, Chapman e Hall, Cambridge, Inglaterra. Mota, Suetonio, "Preservação de Recursos Hídricos", ABES, 1986.

Bibliografia Complementar
Carregando...